Educação, conhecimento e cidadania formam o caminho para uma ação idealizada pelo CEEP Centro Estadual de Educação Profissional Hélio Xavier de Vasconcelos, do município de Extremoz.
O objetivo é proporcionar aos estudantes visitações focadas na ampliação de conhecimentos sobre a importância dos serviços governamentais, municipais e estaduais, funcionamentos, dinâmicas dos setores e funções para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
A ação da escola, que já passou por visita à Câmara Municipal de Extremoz, ganhou novo roteiro na última semana; os alunos estiveram no Centro Administrativo do Governo do Estado do RN e foram acolhidos por meio do Programa Estadual de Educação Fiscal.
Os estudantes escolheram conhecer a SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda), SEEC (Secretaria de Estado da Educação) e FAPERN (Fundação de Amparo e Promoção à Ciência, Tecnologia e Inovação).

Durante a visita na SEEC, os estudantes foram conduzidos pela Secretária-adjunta, Cleonice Kozerski, pela assessora pedagógica, Lourdes Julião; e ainda, pelo subcoordenador do Ensino Médio, Manuel Netto.

Já no momento da visitação na SEFAZ, os alunos contaram com a presença da Secretária Executiva da Receita, Jane Araújo, e a participação ativa dos auditores fiscais, Tarcio Cabral e Italo Queiroga (Sufise e Sumat) que tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências da profissão e a importância da categoria do Fisco para garantia de serviços fundamentais para os cidadãos, como saúde, educação e segurança.

O acolhimento aos alunos por parte da SEFAZ é fruto de um projeto então chamado “Conhecendo a SET” que teve início na gestão da Chefe de Departamento de Educação Fiscal da ASFARN, Mara Lúcia Bezerra, quando ainda era coordenadora da COFIC/SEFAZ; agora, a ação ganha nova amplitude sob o comando de Bethânia Mello, atual Coordenadora de Integração Fisco-Contribuite.
“O tema sobre Educação Fiscal também entra em cena, principalmente estando dentro da SEFAZ; o que reforça ainda mais a integração deles com o assunto que os fizeram conquistar o 3º lugar na primeira edição do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do RN, com iniciativa da ASFARN e SINDIFERN, realizado no último mês de setembro”, ressalta Mara Lúcia Bezerra.
A visitação contou com apoio fundamental do GEFE (Grupo de Educação Fiscal do RN), tendo como presidente a auditora fiscal Mary Rejane Juvêncio, e a vice Vanézia Luz, da coordenadora da COFIC, Bethânia Mello, da Coordenadora de Educação Fiscal, Rita de Cássia; além dos professores do CEEP, Ruziany e Lucas, responsáveis pelo acompanhamento da turma.
Fonte: Asscom PEEF-RN