NOTÍCIAS

Imagem da notícia

19/11/2025 11:08

Fisco do RN marca presença em solenidades nacionais de Educação Fiscal e Gestão Tributária em Brasília

 

 

Representantes da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ/RN), do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (SINDIFERN) e da Associação dos Auditores Fiscais do RN (ASFARN) participaram, na noite da última terça-feira (18), das solenidades de premiação do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025 e do Prêmio Tributare, ambas iniciativas da Febrafite, realizadas em Brasília.

 

A comitiva potiguar foi integrada pela coordenadora da COEF, Rita de Cássia Medeiros, pela diretora de Comunicação do SINDIFERN, Ana Zélia, e pela chefe do Departamento de Educação Fiscal da ASFARN, Mara Lúcia Bezerra, que prestigiaram o evento ao lado de finalistas, autoridades, especialistas em gestão pública, educadores, auditores fiscais e entidades parceiras de todo o país.

 

Para Ana Zélia, a realização conjunta das premiações reafirma o compromisso das administrações tributárias com a inovação e a transparência.
“A Febrafite está de parabéns. Ambas as iniciativas são referências em gestão tributária moderna, transparência e promoção da cidadania fiscal em todo o território brasileiro”, destacou.

 

Com mais de uma década de existência, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal já distribuiu mais de R$ 800 mil em premiações e tornou-se uma das principais ações de incentivo à compreensão social sobre o papel dos tributos, o controle social e o combate à sonegação. Neste ano, foi também fonte de inspiração para a criação do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do RN, lançado em 2025.

 

“A Educação Fiscal do RN buscou inspiração no Prêmio Nacional para estrear, neste ano, sua própria premiação. Foi uma honra participar desse momento de valorização e fortalecimento da cidadania fiscal em nosso País”, afirmou Mara Bezerra.

 

Já o Prêmio Tributare destacou práticas de excelência na administração tributária que contribuem para a justiça fiscal e o aprimoramento da relação entre fisco e contribuinte. Voltada a auditores e servidores das administrações tributárias federais, estaduais, distrital e municipais, a premiação consolida-se como uma vitrine de boas práticas no setor público.

 

Paralelamente às solenidades, Brasília sediou a 25ª Reunião do GT66 – Educação Fiscal e a 94ª Reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal (GNEF) do Comsefaz, encontros que reúnem gestores estaduais para o alinhamento das políticas de Educação Fiscal no país. A SEFAZ/RN foi representada pela coordenadora Rita de Cássia Medeiros, integrante do GT66 e convidada especial na entrega do prêmio ao 2º lugar da categoria Instituições do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025.

 

“É gratificante ver o envolvimento do Fisco do RN em pautas de interesse nacional, assim como participar do maior evento de celebração da Educação Fiscal no Brasil”, pontuou Rita de Cássia.

 

A presença da delegação potiguar reforça o protagonismo do RN nas discussões sobre educação fiscal e gestão tributária, áreas essenciais para o fortalecimento da cidadania, a eficiência na arrecadação e a construção de políticas públicas mais transparentes em todo o país.

 

REDES SOCIAIS