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13/10/2008 03:00

DECRETO DO PRESIDENTE LULA REGULAMENTA SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Atualmente, quem procura os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) para resolver problemas e esclarecer dúvidas sobre produtos ou serviços tem de falar com vários atendentes, repetir dados pessoais e números de documentos, além de perder tempo ouvindo música. Para facilitar a vida do cliente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou em julho, decreto que introduz mudanças no funcionamento dos chamados call centers. As mudanças no setor são dirigidas aos setores regulados por agências públicas, como Anatel, Anac e Aneel. Pelo decreto, o serviço passará a ser oferecido durante 24 horas ininterruptas, nos sete dias da semana. Além disso, as empresas terão no máximo cinco dias úteis para responder um chamado. O consumidor só poderá ter sua ligação transferida apenas uma vez entre atendentes e, a transferência da ligação não deve ultrapassar 1 minuto. Todas as chamadas ao SAC ficarão gravadas, obrigatoriamente, por 90 dias. Em princípio, as novas regras valerão para reclamações, informações e cancelamento de serviços de telefonia, financeiros, aviação civil, energia elétrica, transportes terrestres e planos de saúde. As empresas terão 120 dias para se adequar às novas regras. Essas novas medidas ainda trazem outra boa notícia para o trabalhador brasileiro: Elas podem gerar mais empregos, porque os fornecedores terão que aumentar seus quadros para atender melhor os consumidores.

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