Notícias


06 de junho de 2024

SINDIFERN apresenta contraponto ao “Dia Sem Imposto”

 

Hospitais públicos e unidades de saúde fechadas, escolas sem funcionar, polícia e bombeiros sem atender as ocorrências de segurança... Imagine como seria um dia sem serviços públicos. Essa reflexão é necessária para entender a importância e a necessidade dos tributos para que o Estado consiga exercer suas funções. Os impostos são uma forma de financiar os serviços governamentais em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura e outras atividades que beneficiam a população em geral.

“É uma distorção realizar um “Dia Livre de Impostos” mostrando apenas parte desse ciclo de tributação e apresentando o Estado como mero empecilho entre consumidores e mercadorias mais baratas. A verdade é que um dia sem tributos é também um dia sem tudo o que é investido e realizado por meio deles”, explica Márcio Marcos, presidente do SINDIFERN - Sindicato dos Auditores Fiscais do RN. 

O auditor explica que os tributos existem para permitir que o Estado cumpra sua função social e consiga exercer serviços essenciais. Mas reconhece que é difícil convencer a população sobre a importância do pagamento de impostos. 

“O grande desafio é justamente fazer as pessoas compreenderem a importância do Estado e do pagamento de impostos. É fazer com que elas vejam, efetivamente, o retorno que o pagamento lhes dá. Então, quando você não vê esse retorno, quando você acha que os governantes não estão aplicando de forma correta aquilo que você paga, há esse sentimento de pagamento indevido. Mas é preciso aperfeiçoar a fiscalização da aplicação dos recursos e trabalhar também a educação fiscal, já que a sonegação é prejudicial à sociedade”, destaca Márcio.

Logo Maxmeio