06 de fevereiro de 2023

Secretário Carlos Eduardo Xavier é eleito o novo presidente do Comsefaz

O secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, vai liderar as discussões sobre a política fiscal dos estados e do Distrito Federal, defendendo os interesses das unidades federativas junto à União. O titular da SET-RN foi escolhido para presidir o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita, Tributação ou Economia dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) até 2025. A eleição ocorreu no fim da manhã desta quinta-feira (2), durante reunião extraordinária virtual do comitê.

Cadu Xavier disputava ao cargo representativo com o secretário de fazenda do Pará, René de Oliveira, e acabou vencendo com resultado de 15 votos contra 12. O titular do Fisco Potiguar acompanhou o pleito junto com a secretária adjunta da SET-RN, Jane Araújo, na sala de reunião multimídia da secretaria. Após a escolha, Cadu Xavier agradeceu os votos que recebeu dos demais colegas e prometeu desenvolver uma gestão de união para fortalecimento e equilíbrio das finanças estaduais.

"Temos o desafio de coordenar e representar os secretários de fazenda estaduais no momento em que o país vai discutir a reforma tributária, e também de acompanhar o processo de compensação por parte do governo federal pelas perdas de arrecadação, advindas com a implementação das leis 192 e 194, que impactaram sobremaneira a situação financeiras dos estados", adiantou o presidente eleito do Comsefaz, que vai suceder Décio Padilha, ex-secretário da mesma pasta no Ceará. Durante a votação, o colegiado do comitê também escolheu os integrantes do conselho fiscal do órgão.

Carlos Eduardo Xavier é auditor fiscal e foi nomeado pela governadora Fátima Bezerra para comandar a SET a partir de 2019, sendo reconduzido ao cargo neste segundo mandato da chefe do executivo estadual.

Fonte: Assecom SET