18 de março de 2022

Secretário Cadu Xavier fala sobre a experiência do trabalho remoto na SET

A experiência do trabalho remoto no âmbito da Secretaria Estadual de Tributação do RN foi o tema apresentação do secretário Carlos Eduardo Xavier, durante o 15º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (18). O Congesp/RN teve como tema “Gestão Pública, Desenvolvimento Regional e as Experiências Inovadoras do Nordeste”.

Voltado para que gestores e servidores públicos das diversas esferas e poderes, administradores, bem como outros profissionais liberais e estudantes, divulguem seus trabalhos e compartilhem experiências exitosas e inovadoras, ampliando seu leque de conhecimentos e estabelecendo contatos com diferentes profissionais, a experiência do Trabalho remoto (teletrabalho ou home oficce) na SET abriu o evento nesta sexta.

Cadu Xavier contou que essa possibilidade já vinha sendo estudada e debatida, no âmbito do trabalho do Fisco Potiguar, desde antes da pandemia, inclusive com participação do Sindifern – Sindicato dos Auditores Fiscais do RN. Grupos de trabalho já discutiam que como esse meio de trabalho poderia funcionar dentro da SET, com parâmetros de acompanhamento e aferição de produtividade e cumprimento de metas.

Segundo o secretário, a pandemia acabou acelerando esse processo, pela necessidade de distanciamento social e o teletrabalho passou a ser única forma para que a SET pudesse continuar funcionando a partir de março de 2020.

“Nos adaptamos muito rápido, trabalhamos em equipe de forma solidária e até descordenada num primeiro momento, mas as nossas equipes, em especial de interação fisco-contribuinte e de informática se empenharam muito para aperfeiçoar os meios de comunicação e interação para acessos e canais de atendimento com as novas ferramentas. Em pouco tempo conseguimos colocar a SET on line e conseguimos números muito impressionantes, nos reinventando de forma muito rápida e dinâmica”, destacou Cadu.

O trabalho foi tão positivo que o secretário comentou que hoje muitos contribuintes estão até preferindo o atendimento por estes novos canais virtuais, ao invés da forma presencial nas unidades de tributação.

“No aspecto de resultados, conseguimos bater recordes de arrecadação e a SET cumpriu seu trabalho, para que a população pudesse enfrentar essa crise que não é apenas sanitária, mas também sócio-econômica”, pontuou.

Veja a palestra: https://youtu.be/pzUZidV_pJg?t=402