10 de março de 2021

Sindifern participa de debate promovido pela Fenafisco no Dia da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher e a luta por direitos iguais, a Fenafisco realizou no dia 8 de março, debate sobre a participação feminina no movimento sindical e os impactos do sistema tributário nas desigualdades entre homens e mulheres.

O evento conduzido pela presidente em exercício, Marlúcia Paixão, estimulou a troca de experiências entre as sindicalistas do Fisco estadual e fomentou a discussão sobre os caminhos para a construção de uma sociedade mais igualitária, por meio da valorização do trabalho, igualdade de oportunidades, empoderamento em espaços liderados majoritariamente por homens e autonomia das mulheres.

A diretora Executiva da Oxfam Brasil, Kátia Maia, falou sobre a importância de uma reforma tributária ampla e profunda e defendeu a reestruturação do sistema tributário nacional, atualmente regressivo para o modelo progressivo, como instrumento de inclusão e redução das desigualdades.

“Ao falarmos do imposto regressivo e do imposto sobre o consumo, verificamos que quem está na base da pirâmide, pagando mais, proporcionalmente são em maioria as mulheres, sobretudo as mulheres negras”.

Na oportunidade, Marlúcia Paixão reafirmou que a valorização feminina em espaços políticos e sindicais deve ser prioridade na agenda de lutas da sociedade.

“Quando se tem deputadas e vereadoras, sabemos que certamente dalí sairão leis, projetos e políticas que vão beneficiar as mulheres, com vista a diminuir não só as desigualdades econômicas, mas, sobretudo, a desigualdade de gênero”.

Além de servidoras do Fisco, o encontro contou com a participação masculina de dirigentes sindicais, que além de parabenizarem a força feminina, lembraram o histórico de lutas das mulheres pela equiparação salarial, contra o machismo, violência, misoginia e objetificação da mulher.

“O SINDIFERN já teve o privilégio de ser dirigido por duas valorosas colegas, Lílian Xavier e Marleide Macedo - que inclusive participa da atual diretoria e vai participar da próxima. Entendemos que as mulheres são essenciais para o avanço de nossas pautas. Permaneçam firmes e fortes na luta contra o preconceito e contra as desigualdades. Estamos juntos nessa luta”, disse o presidente do SINDIFERN, Roberto Fontes.

Roberto Fontes ainda destacou que na nova gestão ainda terá a participação de mais quatro auditoras na diretoria do sindicato.

Ao final, Marlúcia Paixão convidou o grupo para um novo debate, com sugestão de propostas afirmativas de inclusão femininina, como estratégia para corrigir a desigualdade de gênero em espaços públicos.

Fonte: fenafisco