01 de setembro de 2020

Servidores buscam barrar pautas que fragilizam o serviço público

Para barrar pautas que fragilizam os serviços públicos e retiram direitos dos servidores, a Fenafisco e o Fonacate representado pelo Diretor da Fenafisco Celso Malhani, que coordena a Comissão Parlamentar do Fonacate, reuniu-se com entidades que compõem o grupo, com a presença do presidente do Fórum Rudinei Marques e o vice-presidente Paulo Lino, no dia 26 de agosto, para traçar estratégias de mobilização no Congresso.

Segundo Malhani, é urgente que a categoria se organize, frente às crescentes articulações do Governo, como por exemplo, a busca pela autorização do Congresso para reduzir os vencimentos dos servidores públicos, como meio de financiamento para o Auxílio Emergencial, além da reforma administrativa, “que é anunciada contendo todos os mecanismos de destruição da condição de prestação adequada do serviço público à sociedade”.

O grupo traça estratégias de contato com os parlamentares para expor seu posicionamento e ideias referente às pautas, pois acreditam que o governo federal possui alternativas para custear o auxílio emergencial sem cortar salário. Além de entenderem que uma reforma tributária que fomente a justiça distributiva, é mais acertada para a recuperação da economia do que a reforma administrativa que parte de uma premissa equivocada de corte de gastos.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, coordenada pelo deputado Professor Israel Batista (PV-DF), tem se organizado para acompanhar e contribuir com a qualificação dos trabalhos na Câmara e estabelecer o diálogo com os parlamentares, além de fazer a ponte entre as entidades e as Casas Legislativas.

A Comissão Parlamentar do Fonacate volta a se reunir virtualmente nos próximos dias, para aprimorar a estratégia de contato com os parlamentares.