27 de novembro de 2019

Seminário destaca as novas ferramentas de gestão tributária na relação fisco/co

Auditores Fiscais e profissionais da área fiscal e da contabilidade participaram na manhã desta quarta-feira, 27, do seminário “Os Aspectos da Gestão Tributária da SET-RN”. O evento foi uma realização do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN - SINDIFERN, Conselho Regional de Contabilidade – CRC/RN e Secretaria de Estado da Tributação -SET.

“Esta iniciativa de hoje é mais uma oportunidade para fortalecer a relação fisco/contribuintes, bem como esclarecer dúvidas e possibilitar o crescimento profissional de todos os envolvidos, espero que aproveitem a oportunidade”, destacou o vice-presidente do SINDIFERN, Juarez Moura Cavalcante.

A coordenadora de integração fisco contribuinte, Mara Lúcia Bezerra, que organizou o evento, destacou a importância do evento em abordar a prática do Conselho de Recursos Fiscais (CRF) no âmbito do contencioso jurídico, administrativo e fiscal tributário.

Já o presidente do CRC/RN Luzenilson Moreira, aproveitou a oportunidade para enaltecer a criação e atuação do CRF, além da parceria Fisco e classe contábil, no intercâmbio de conhecimentos da nova reestruturação da fiscalização tributária do RN.

Também estiveram presentes ao evento o Conselheiro e representante da FIERN no CRF Ricardo Mattos, a Procuradora do Estado Magda Letícia, a Conselheira representante da Federação da Agricultura no CRF, Tatianny Cruz e o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RN e do Instituto de Potiguar de Direito Tributário (IPTD) Igor Medeiros.

Sobre os aspectos da atuação e importância do CRF, o auditor fiscal e presidente do CRF Derance Rolim, destacou os resultados do Conselho, que estão possibilitando um julgamento mais ágil dos processos avaliados, além de uniformizar o entendimento sobre algumas questões.

“É um valioso instrumento que possibilita imprimir celeridade aos julgamentos do contencioso administrativo fiscal da SET, além de otimizar os lançamentos dos créditos tributários, assim como simplifica as impugnações e recursos", avaliou Derance Rolim.

O seminário ainda destacou a importância da criação do núcleo de fiscalização contábil com ênfase na Escrituração Contábil Digital (ECD), com auditor fiscal e subcoordenador de fiscalização de estabelecimentos Tárcio Cabral. O auditor destacou as ações do núcleo com foco no planejamento, instauração e execução de ações de fiscalização e monitoramento no âmbito estadual no combate a possíveis fraudes contábeis.

O Seminário “Os Aspectos da Gestão Tributária da SET-RN”,  será destaque do programa TV Fisco em Pauta, que irá ao ar na próxima segunda-feira, a partir das 21h, na TV Câmara e na TV Assembleia.