25 de novembro de 2019

Previdência estadual amplia serviços através de Centrais do Cidadão

O atendimento aos servidores do Estado, que desejam requerer a aposentadoria, já está sendo ampliado através da Central do Cidadão de Pau dos Ferros, onde este serviço já está funcionando, atendendo aos servidores residentes na Região do Alto Oeste Potiguar. Inicialmente para requerer aposentadoria o servidor teria que se deslocar à sede do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern), em Natal ou, ir às Agências localizadas em Mossoró e Caicó.

Visando facilitar o acesso do serviço de aposentadoria aos servidores que residem em outros municípios, o Governo do Estado firmou uma parceria entre o Instituto de Previdência e a Secretaria de Estado da Administração, o que vai proporcionar este atendimento nas Centrais do Cidadão.

A pioneira neste serviço foi a Central do Cidadão de Pau dos Ferros, que vem recebendo em média 15 requerimentos de aposentadoria por semana. Em breve este serviço também estará funcionando na Central do Cidadão de Curais Novos. O Ipern já está adotando providências para adequar o espaço do Box de atendimento, que hoje funciona apenas para o recadastramento previdenciário e requerimento de revisão de benefícios. Além da capacitação do servidor também será necessário instalação de novos equipamentos.

O presidente do Instituto de Previdência, Nereu Linhares informou que descentralizar os pedidos de aposentadoria da sede e das agências facilita a vida do servidor. “Nosso objetivo é facilitar a vida do servidor público estadual, vamos adequar os espaços onde funcionam os boxes do Ipern instalados nas Centrais do Cidadão, capacitar os servidores e estender o atendimento da aposentadoria a outras cidades, evitando que o servidor tenha que enfrentar quilômetros de estradas para requerer sua aposentadoria”. O presidente ressaltou ainda que, com o serviço de aposentadoria funcionando na Central do Cidadão de Pau dos Ferros, atendendo aos servidores daquela região, e em breve, com a implantação desse serviço na Central do Cidadão de Curais Novos, atendendo a Região do Seridó, haverá uma redução na demanda que hoje existe na sede e nas agências, melhorando a qualidade do atendimento e reduzindo o tempo de espera.

Para solicitar a aposentadoria, é necessário que o servidor primeiro faça o requerimento da documentação necessária na secretaria de origem e, de posse da documentação, faça o agendamento para solicitar aposentadoria no site do IPERN: www.ipe.rn.gov.br

Além do atendimento para receber o requerimento de aposentadoria, o Box do Ipern na Central do Cidadão de Pau dos Ferros também já está atuando no recebimento de requerimentos para Pensão Previdenciária. O horário de atendimento da Central do Cidadão é das 07h00 às 13h00.

Fonte: Assecom IPERN