08 de novembro de 2019

Palestra aborda novo Regime Atacadista para otimizar relação fisco/contribuinte

Auditores Fiscais, advogados e profissionais da área fiscal e da contabilidade participaram na manhã desta sexta-feira (08), da palestra “O Novo Regime Atacadista”. O evento foi uma realização do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN - SINDIFERN, Conselho Regional de Contabilidade – CRC/RN, Secretaria de Estado da Tributação -SET e contou com apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes e Lojistas – FCDL e da Comissão do Direito Tributária da OAB.

“É de extrema relevância a parceria SINDIFERN com órgãos ligados aos setores da economia e sociedade, a fim de buscar alternativas para o fortalecimento da relação fisco-contribuintes. Esta iniciativa de hoje, é mais uma oportunidade de reivindicar e esclarecer dúvidas sobre as novas ferramentas de desenvolvimento econômico em nosso estado”, avaliou o vice-presidente do SINDIFERN, Juarez Moura Cavalcante.

“Dando continuidade ao projeto da Coordenadoria de Integração Fisco Contribuinte (COFIC), é nossa a missão disseminar as informações para facilitar o trabalho de profissionais da área contábil, fiscal e jurídica, no conjunto de normas legais e regulamentares, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer através da criação de um pacto social para um RN melhor para todos”, pontuou a Coordenadora da COFIC, Mara Lúcia da Silva Bezerra.

Também estiveram presentes à mesa de abertura Ricardo Moreira, membro da comissão técnica do SPED do CRC-RN e Igor Medeiros, presidente da Comissão do Instituto Potiguar de Direito Tributário da OAB. E para exposição do tema, foram convidados os auditores fiscais Sérgio Medeiros, Subcoordenador de Fiscalizações Estratégicas, Substituição Tributária e Comércio Exterior (SUSCOMEX) e Neil Armstrong, Coordenador de Tributação e Assessoria Técnica (CAT).

O novo regime atacadista foi proposto para estimular a atividade econômica e torná-la ainda mais competitiva no setor atacadista norte-rio-grandense. O novo benefício irá favorecer os contribuintes que tenham como atividade econômica principal o comércio por atacado, inclusive importações benefício, além de promover uma redução na carga tributária que permitirá baratear os produtos ao consumidor final.