Talita Castanha

14 de setembro de 2018

AUTORIDADES PRESTIGIAM SEGUNDO DIA DE PAINEL FISCO E SOCIEDADE

O segundo dia de Painel Fisco e Pauta promovido pelo SINDIFERN recebeu nesta quinta-feira, 13, para a terceira edição do evento, os candidatos: Fátima Bezerra (PT), Brenno Queiroga (Solidariedade) e Dario Barbosa (PSTU). Os candidatos tiveram a oportunidade de expor as suas propostas no âmbito socioeconômico, com foco na administração tributária, além de terem respondido aos questionamentos da categoria Fisco.

Na abertura do evento, o presidente do SINDIFERN, Fernando Freitas, destacou que o Fisco do Rio Grande do Norte tem uma história de compromisso e comprometimento com a sociedade potiguar, e que mesmo após 30 meses de consecutivos atrasos salariais, a categoria nunca deixou de honrar com a responsabilidade, batendo inclusive recordes de arrecadação.

“O Sindifern irá completar 30 anos em defesa dos direitos dos auditores fiscais e pelo fortalecimento da Secretaria Estadual de Tributação-SET. Logo, o Fisco está empenhado em ajudar o Governador(a) eleito(a) no enfrentamento da atual crise financeira que assola o nosso Estado, e o debate com a categoria é mais uma oportunidade para os candidatos expor suas ideias e propostas para a retomada do crescimento econômico aliado ao fortalecimento da administração tributária”, destacou Freitas.

Para a candidata do PT, Fátima Bezerra, é prioridade em seu mandato, caso eleita, contar com o papel estratégico dos auditores fiscais para organizar as contas do Rio Grande do Norte através da adoção de um conjunto de medidas, que visa a otimizar o recolhimento de receitas sem aumentar os impostos, aperfeiçoar os instrumentos de combate a sonegação, elevar o percentual de recuperação da dívida ativa, além de ações conjuntas com a Procuradoria Geral do Estado, entre outras, que somadas, irão garantir a retomada do equilíbrio financeiro e o pagamento dos servidores em dia.

Marcaram presença na solenidade a deputada federal Zenaide Maia, o deputado estadual Fernando Mineiro, a vereadora municipal Natália Bonavides, o suplente da senadora Fátima Bezerra, Jean-Paul  Prates e o presidente do Sindifisco Nacional Henrique Freitas.

No segundo momento de Painel, quem conduziu os debates foram o vice-presidente do SINDIFERN, Roberto Fontes e o Diretor de Comunicação, Carlos Eduardo, que contaram com as presenças dos candidatos Brenno Queiroga e Dario Barbosa.

O candidato do Solidariedade, Brenno Queiroga, destacou a valorização do trabalho dos auditores fiscais como fundamental para o funcionamento do estado, o Queiroga defende um modelo de arrecadação mais eficiente e justo sem o aumento das alíquotas. Brenno considera necessária a adoção de algumas medidas de ajuste fiscal, como: a redução da estrutura do estado e melhorias dos gastos públicos, a fim de recuperar a governabilidade, bem como a capacidade de investimentos, para que a inciativa privada volte a produzir e gerar mais empregos.

E para o candidato pelo PSTU, Dario Barbosa, para o estado retomar o crescimento da economia, caso eleito, pretende reforçar ações em torno da cobrança da dívida ativa e dívida pública do Estado, além de promover uma revisão do PROADI com foco em beneficiar os pequenos e microempreendedores, combater à evasão de receitas para o Governo ter capacidade de realizar investimento nas áreas cruciais para o desenvolvimento.

O ciclo de sabatinas encerra no dia 20 de setembro, com o candidato à reeleição, o Governador Robinson Faria, às 10h.