Notícias


18 de maio de 2017

SERVIDORES ESTADUAIS REALIZAM ATO UNIFICADO NO CENTRO ADMINISTRATIVO

O fisco norte rio-grandense junto com outros servidores públicos do Poder Executivo Estadual insatisfeitos com os constantes atrasos salariais, que já perduram há 17 meses, realizaram na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, um grande Ato Unificado no Centro Administrativo, que percorreu todas as secretarias, a fim de mobilizar os servidores estaduais em uma grande caminhada até a Governadoria.

Para o diretor de formação sindical do SINDIFERN, Arnaldo Fiúza, “o evento de hoje mostra a união de todas as categorias de servidores públicos estaduais que não aceitam mais o desrespeito do Governo. Não aceitamos que a crise econômica seja suportada pela parte mais frágil da população, que é justamente os trabalhadores. Os consecutivos atrasos salariais estão impactando negativamente na própria economia local, pois os servidores que não estão recebendo os seus salários em dia, acabam consumindo menos no mercado interno, pagando juros por não conseguirem honrar em dia suas contas e isto reflete nas vendas do comércio e na própria arrecadação tributária do Estado, cujo principal imposto incide justamente sobre o consumo, gerando uma bola de neve recessiva no Rio Grande do Norte”, aponta o diretor.

De iniciativa do Fórum dos Servidores do Poder Executivo Estadual, a mobilização desta quarta-feira, 18, quis pressionar o Governo a retomar as rodadas de negociação em prol da regularização dos salários. Para a presidente do SINSP-RN, Janeary Souto, o objetivo do Fórum é levar a pauta de reivindicações não só para o governo, mas também conscientizar toda a sociedade. “Este grande dia de luta e paralisação serviu para exigir do Governo: o pagamento dos salários referente ao mês de abril, bem como sua regularização, implantação das revisões salariais e, principalmente, o combate ao assédio moral desta atual gestão do Governo Estadual dentro do serviço público”, exaltou Janeary.

A presidente do SINSP-RN, ainda destacou que mesmo diante da crise que assola os servidores públicos estaduais, na manhã desta última quarta-feira, 17, a comissão de finanças da Assembleia Legislativa aprovou o aumento dos cargos comissionados em detrimento a revisão salarial dos servidores estaduais, e frente ao elevado limite prudencial do Estado.

Ao final do Ato, os representantes do Fórum foram recepcionados pela secretária chefe da Casa Civil, Tatiana Cunha, que recebeu a pauta de reivindicações das entidades, constando: a retomada das discussões de alternativas visando a normalização do pagamento dos salários em dia; maior transparência nas despesas estaduais e a revisão das sobras salariais.

 

O diretor do SINDIFERN, Arnaldo Fiúza, ainda cobrou do Governo o compromisso com o pagamento dos salários em dia e afirmou que o SINDIFERN e o Fórum dos Servidores já apontaram, desde o ano passado, o norte para a regularização salarial, que seria a compensação das sobras dos valores pecuniários que não foram efetivamente empregados, relativo aos repasses financeiros aos demais poderes. Ademais, solicitou enfaticamente a realização de audiência com o Governador Robinson, pleito que foi atendido, ficando acertado para o dia 25 de maio, às 15h, a reunião do Fórum com o Governador, Robinson Faria e sua equipe econômica.

 

Logo Maxmeio