Notícias


22 de setembro de 2016

PROFESSORES E ALUNOS PARTICIPAM DA SEMANA DA CIDADANIA FISCAL

O segundo dia da SEMANA DA CIDADANIA FISCAL realizada nesta quinta-feira, 22, no auditório do Sindifern, foi voltado para a realização do I Seminário de Educação Fiscal do RN, com atividades de conscientização da importância dos tributos e cidadania fiscal. O evento teve como público-alvo os cursistas do “Disseminadores da Educação Fiscal”, professores das redes municipais e estaduais de ensino, alunos do curso de ciências contábeis da UFRN e servidores da tributação e fiscalização.

Compuseram a mesa de abertura a presidente do Grupo de Educação Fiscal do RN, Lisymá Soares; a técnica pedagógica secretaria de educação do RN, Rai Barbosa; coordenador da COEF, Adriano Almeida; o auditor fiscal, Saulo Campos; professor da UFRN, Erivan Ferreira; presidente do Sindifern, Pedro Lopes e presidente da Febrafite, Roberto Kupski.

 As saudações iniciais foram dadas pelo presidente do Sindifern, Pedro Lopes, que destacou a importância da temática do evento. “A Educação Fiscal é um instrumento de conscientização da importância do Estado, que visa a busca de uma relação social equilibrada e satisfatória”. O presidente ainda comentou sobre a aprovação da Lei da Semana da Educação Fiscal Cidadã pela Assembleia Legislativa do RN, que foi sancionada ontem, 21, pelo governador, Robinson Faria no Sindifern.

“Com a aprovação desta Lei um novo horizonte se abre, principalmente, com a vinda de novos recursos para estimular ainda mais a promoção da Educação Fiscal em nosso estado, pois é um anseio que as próximas edições do evento alcancem novos patamares, na busca de melhorias e conscientização da sociedade sobre a importância do pagamento dos tributos”, afirmou Pedro Lopes.

Em seguida, a presidente do Grupo de Educação Fiscal, Lisymá Soares, inicialmente agradeceu o apoio da SET, SEEC, Sindifern, Asfarn, Febrafite e UFRN. E destacou que eventos como este, passam a integrar o calendário de atividades do Programa de Educação Fiscal do RN, que foi criado pela Secretaria da Tributação - SET e Secretaria da Educação e da Cultura – SEEC, com objetivo de promover a disseminação e a institucionalização da Educação Fiscal em âmbito estadual, tendo como principal instrumento de capacitação os Disseminadores de Educação Fiscal - DEF,  para a formação de profissionais capazes de atuar em seus  locais de trabalho, escolas, universidades e em suas comunidades.

Representando o secretário da tributação, o coordenador da COEF, Adriano Almeida, também destacou a importância do tema, e garantiu que esta iniciativa fará com que a educação fiscal se torne cada vez mais consolidada em nossa sociedade, principalmente, através da formação de uma rede desenvolvida por órgão ligados a educação e tributação. Logo após, o auditor fiscal, Saulo Campos, revelou que a UFRN, foi pioneira na implantação da disciplina de Educação Fiscal ministrada pelo professor, João Montenegro, na grade curricular do curso de ciências contábeis.

No decorrer do evento, os convidados puderam prestigiar a palestra proferida pelo professor da UFRN, Erivan Ferreira sobre “ Educação Fiscal – sua importância e papel no exercício do controle social”, além de serem apresentados ao presidente da Febrafite, Roberto Kupski, que tratou sobre a experiência da Federação frente ao Prêmio Nacional da Educação Fiscal. Ao final, foram realizadas oficinas e mesa-redonda sobre a educação fiscal e sua inserção nas escolas com a professora, Eliana Carvalho, que é uma disseminadora da Educação Fiscal pioneira na escola estadual Anísio Teixeira.

 

 

Logo Maxmeio