Notícias


19 de fevereiro de 2016

FENAFISCO REALIZA WORKSHOP COM TEMA 'PACOTE ANTISSONEGAÇÃO'

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, realiza Workshop com tema “Pacote Antissonegação” nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Florianópolis-SC. Objetivo do encontro é apontar alternativas para problema que desvia significativa parcela dos recursos públicos nacionais: a sonegação fiscal. Participaram do evento, representando o Sindifern, o presidente Pedro Lopes e o diretor de comunicação, Edilson Junior.

Para o presidente da Fenafisco, Manoel Isidro, o discurso do Executivo defende a continuidade de um projeto que segue na contramão da retomada do crescimento econômico com desenvolvimento social. O sindicalista alerta que a austeridade fiscal, o aumento de impostos e a manutenção de uma taxa básica de juros em níveis “estratosféricos” atinge, sobretudo, as classes sociais mais vulneráveis. “Trata-se do segmento social que mais paga impostos no país. Defendemos uma nova fórmula de arrecadação progressiva, bem como instrumentos mais eficazes para monitoramento e combate à sonegação fiscal. Os governos estão reféns de uma ínfima parcela de integrantes do poder econômico que, no caso do Brasil, quase não contribuem com o erário. Também não podemos sonegar um maior controle dos gastos e investimentos da administração. A arrecadação tributária no nosso país não tem sido devidamente direcionada aos investimentos que possibilitem a retomada do nosso desenvolvimento econômico e social. Estes recursos seguem sendo represados para o pagamento de juros e amortizações de uma dívida pública que subtrai recursos da economia real para encher os bolsos de especuladores, banqueiros e operadores do mercado financeiro. A Fenafisco realiza este workshop para construir alternativas de aumento da arrecadação, sem aumento de impostos. Nosso objetivo é apontar os gargalos e ofertar os mecanismos para mitigar os efeitos mais perversos desse dramático cenário que amplifica, de maneira perversa, os impactos econômicos e sociais da crise que atravessamos”, argumentou Isidro. 

O evento que reuniu um conjunto de especialistas para instrumentalizar os servidores do Fisco, na elaboração e execução das melhores estratégias no combate ao crime financeiro, que desvia, anualmente, mais de R$ 500 bilhões do erário nacional. O objetivo do Workshop visa, também, apontar sugestões ao poder público para a elaboração de mecanismos mais eficazes no combate à sonegação fiscal.

O workshop “Pacote Antissonegação” contou  com palestras, estudos de caso e discussões em torno de aspectos econômicos e políticos da sonegação fiscal, bem como a evasão fiscal no mundo e no Brasil.

Fonte: Fenafisco

 

Logo Maxmeio