Notícias


16 de dezembro de 2015

SINDIFERN RECEPCIONA MEMBROS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

Os dirigentes do Sindifern receberam na manhã dessa segunda-feira, 14, os representantes do Observatório Social do Brasil unidade de Natal-RN (OSB-Natal/RN). O objetivo da visita foi para estabelecer uma parceria estratégica entre o Sindicato e o Observatório, a fim de proporcionar o melhor desempenho das ações locais do OSB-Natal/RN.

O Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente contra a corrupção por meio do controle social dos gastos públicos.

“Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude à favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos apartidários que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social. Destacamos também, que os recursos provenientes para o funcionamento de cada OS são oriundos da sociedade civil, não fazemos uso de nenhum tipo de verba pública”, enfatiza a presidente da OSB-Natal/RN, Maria das Neves Valentin.

E no âmbito local, o OSB-Natal/RN irá atuar a partir de fevereiro de 2016, no monitoramento das contas públicas da prefeitura municipal do Natal. De acordo com Maria das Neves Valentin, as prestações das contas públicas serão divulgadas quadrimestralmente.

“Fomos simpáticos ao Observatório Social, que visa a aumentar os controles da sociedade sobre gasto público. Trabalhamos com as entradas (as receitas), e é consenso sobre a evidência do Estado nesta parte. Mas é conhecida a deficiência na aplicação dos recursos. Iremos submeter a diretoria a inserção do Sindifern neste projeto”, avaliou o presidente, Pedro Lopes.

A presidente da OSB-Natal/RN ainda destacou que a iniciativa em Natal, possui dois pilares fundamentais: a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) e o Programa Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Além de, contar com o apoio dos: Instituto Social Iris, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Uni-RN e o Movimento Articulado de Combate a Corrupção (MARCCO).

 

Logo Maxmeio