13 de agosto de 2015

SINDIFERN APOIA LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE MACROCRIMINALIDADE

O procurador da República Kleber Martins de Araújo, filho do auditor fiscal Manoel Carioca, lança, na próxima segunda-feira, 17/08, na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília/DF, o livro 'A prova no enfrentamento à macrocriminalidade', escrita em coautoria com outros procuradores da República e juízes federais, todos experientes no combate à corrupção e na atuação contra o crime organizado.

A obra é apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, e é formada por artigos científicos que abordam novas técnicas e estratégias a serem exploradas pelas instituições do Estado - notadamente o Ministério Público, as Polícias Civis e Federal e o Poder Judiciário - quando da análise da criminalidade atual, com sustentáculo em vasta doutrina e jurisprudência nacional e estrangeira, bem como na experiência adquirida no trato diário com casos da espécie.

Com efeito, durante muito tempo os autores jurídicos se dedicaram a escrever sobre modos de conter supostos "abusos do Estado" quando da tentativa de punir os infratores da lei. A preocupação irrazoável, que se reproduzia na atuação das instituições oficiais, parecia se satisfazer quando o Estado se mostrava impotente em coibir o crime, o que de certo modo explica a sensação de impunidade em que vivemos. A obra vai no sentido contrário, tratando a necessidade de efetividade do combate à ilicitude, os diversos meios e possibilidade de coibir e inibir as condutas que fazem sangrar o seio social, sem que para isso sejam desrespeitados as liberdades individuais e o devido processo legal.

O procurador Kleber Martins diz se sentir honrado em participar da produção desta obra. 'O livro vem em momento muito oportuno, no qual toda a sociedade, antes alheia aos danos que a macrocriminalidade lhe causava, parece ter despertado para a necessidade de reagir e lutar para que tenhamos um país em que as leis sejam respeitadas. A obra também supre uma lacuna na literatura jurídica nacional, onde durante muito tempo escrever sobre a eficiência do Estado no enfrentamento ao crime era confundido com 'pregar o desrespeito a garantias fundamentais'. Procuramos mostrar que é possível agir com eficiência sem nos afastarmos um só segundo dos limites constitucionais'.

O livro já pode ser adquirido no seguinte link da editora Jus Podium:http://www.editorajuspodivm.com.br/produtos/ronaldo-pinheiro-de-queiroz/a-prova-no-enfrentamento-a-macrocriminalidade/1718 .