Notícias


22 de abril de 2015

SINDIFERN CONHECE MODELO DE FUNDAÇÃO DO SINTAF-CE

O vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (Sindifern), José Kelser, e o diretor Administrativo e Financeiro da entidade, Juarez Cavalcante realizaram no dia 16 de abril, uma visita ao Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf-CE). O objetivo do encontro foi para conhecer a experiência dos fazendários do Ceará com a criação da Fundação Sintaf.

A reunião contou com diretores do Sintaf e da Fundação, além de membros do Conselho Curador. Na oportunidade, os dirigentes sindicais do RN conheceram a estrutura organizacional e as instalações físicas da Fundação Sintaf, ocasião em que tiraram uma série de dúvidas acerca de todo o processo de implantação, desde a motivação para sua criação até os trabalhos desenvolvidos atualmente. Eles se detiveram tanto em questões práticas – como e onde a entidade funcionou inicialmente, por exemplo – quanto na construção política necessária, junto à base, para que a Fundação Sintaf se tornasse realidade.

Atual membro do Conselho Curador e uma das diretoras do Sintaf à época que participaram da criação da Fundação Sintaf, Yvelise Benzi Sales (Nina) explicou que a Fundação foi criada para viabilizar as ações do Sindicato voltadas às áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, científico e cultural, além das iniciativas de cunho social. “O Sindicato não poderia, por exemplo, firmar parcerias com a iniciativa privada visando promover capacitações”, explicou Yvelise.

No início, a Fundação funcionou em uma sala localizada na sede do Sintaf. Em dezembro de 2013 ganhou a sua sede própria, cedida pelo Sindicato em regime de comodato. Dentre as dificuldades iniciais relatadas, Yvelise destacou o pequeno volume de recursos e a formatação do projeto pedagógico, que necessitou de uma consultoria especializada. “Além disso, a Fundação precisa compor o Conselho Curador com pessoas (fazendários) que se disponibilizem a trabalhar como voluntários. É um sonho que precisa ser incorporado pelos colegas”, afirmou.

Dentre as iniciativas da Fundação Sintaf, os diretores destacaram os projetos sociais e culturais desenvolvidos na comunidade Poço da Draga, localizada no entorno da Secretaria da Fazenda do Ceará, que têm transformado a vida de muitos moradores. Outra importante ação é o curso de pós-graduação em Gestão Pública Municipal ofertado em conjunto com a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), cujo objetivo é capacitar os servidores e gestores dos pequenos municípios do nosso Estado.

“Tivemos essa iniciativa porque acreditamos que o Fisco precisa se inserir na sociedade. É um compromisso da atual gestão do Sindifern viabilizar a construção do Memorial do Fisco estadual, vinculado ao projeto pela disseminação da educação fiscal. Nós, agentes fiscais, precisamos dar a nossa contribuição, não só como técnicos, mas como cidadãos”, explicou o diretor Administrativo e Financeiro do Sindifern, Juarez Cavalcante. Para ele, a reunião foi bastante positiva: “Saio daqui fortalecido, porque conheci um grupo de pessoas comprometidas com essa causa de uma maior inserção na sociedade. Estão firmes nesse propósito e isso é contagiante. Ficou acima das minhas expectativas. Eu saio daqui motivado para fazer algo semelhante no Rio Grande do Norte”, finalizou.

Fonte: Sintaf-CE e Sindifern

Logo Maxmeio