Notícias


08 de abril de 2015

SEMANA DO MEI TERÁ AÇÕES EM 100 MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Os atendimentos e capacitações em praça pública vão envolver empreendedores de aproximadamente 100 cidades do Rio Grande do Norte com a realização da sétima edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A mobilização é promovida pelo Sebrae e ocorre simultaneamente em todo o Brasil a partir da próxima segunda-feira (13). No estado, as ações vão cobrir todas as regiões e beneficiar diretamente cerca de 60% dos 167 municípios potiguares, principalmente as cidades-polo. Serão oferecidos gratuitamente atendimentos, orientações, formalização de negócios e capacitações, entre oficinas e palestras, tendo como público principal os empresários registrados nessa categoria jurídica.

Neste ano, o foco da Semana do MEI será ampliar o nível de melhoria dos negócios na área de gestão, ao difundir conhecimento de educação empreendedora, auxiliando na gestão administrativa e financeira dessas empresas. Por isso, uma equipe composta por cerca de 100 técnicos do Sebrae vai se revezar para cumprir a meta de realizar em torno de 3 mil atendimentos ao longo de seis dias.

Além dos atendimentos e formalizações, serão oferecidas orientações aos empreendedores para que possam vender mais, planejar o negócio, adaptar-se às necessidades do mercado, preparar seus produtos e serviços para conquistar mais clientes e expandir a empresa com sustentabilidade. A programação engloba, ao menos, 40 palestras. Nesta edição, também serão oferecidas gratuitamente as oficinas SEI (SEI Administrar; SEI Controlar meu Dinheiro; SEI Planejar; SEI Empreender; SEI Unir forças para melhorar; SEI Vender; SEI Comprar).

A novidade deste ano é que o Sebrae vai promover a Rodada de Aproximação, reunirá, em Natal, instituições financeiras e órgãos da área da segurança, saúde e meio ambiente para facilitar o contato desses entes com o empresariado.

As ações vão mobilizar todos os pontos de atendimento do Sebrae no estado e localidades próximas. No Oeste, o mutirão chegará a oito municípios próximos a Mossoró. Já no Mato Grande, serão envolvidas 19 cidades da região. No Vale do Açu, as ações beneficiam empreendedores de 17 municípios. No Seridó, 21 cidades terão atendimentos, enquanto no Agreste serão 13 municípios. A Semana do MEI também chegará a nove cidades da região do Trairi e em oito do Alto Oeste. Já no Médio Oeste, as atividades vão contemplar cinco municípios. Além disso, serão envolvidos os municípios da Região Metropolitana de Natal.

Na capital, os atendimentos ocorrem na Praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim, onde será montada uma estrutura de tendas para orientação e formalização do público. De acordo com a coordenadora estadual da Semana do MEI, Ruth Suzana Maia, as capacitações voltadas para o MEI serão concentradas na sede da Instituição, situada no bairro de Lagoa Nova.

Formalização

Para se tornar Microempreendedor Mndividual, o profissional precisa trabalhar por conta própria, faturar até R$ 60 mil por ano e ter apenas um funcionário contratado com carteira assinada. O interessado não pode participar como sócio em qualquer empresa nem ter mais de um estabelecimento. Depois da adesão, o empresário passa a ser optantes do Simples Nacional.

Dentre os benefícios da formalização, está cobertura previdenciária, que permite aposentadoria por idade, salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-reclusão. Para ter direito a essas garantias, o MEI precisa pagar mensalmente uma taxa fixa de contribuição previdenciária.

O empreendedor também recebe um CNPJ e passa a emitir notas fiscais, o que abre a possibilidade de participar de licitações e compras públicas. Também pode obter financiamento em instituições bancárias com taxas de juros mais competitivas e com prazos mais alongados, graças a linhas de crédito criadas especificamente para essa categoria jurídica. Tornando-se MEI, o empresário fica dispensado de escrituração fiscal e contábil, de emitir notas fiscais a pessoas físicas e também de vistorias prévias, no caso de exercer atividades de baixo risco. A formalização também pode ser feita pela internet, por meio do site www.portaldoempreendedor.gov.br/.

 Fonte: Portal no Ar

Logo Maxmeio