Notícias


05 de fevereiro de 2015

SUPERSIMPLES ATRAI EMPRESA

Mais de cinco mil pequenas empresas do Rio Grande do Norte aderiram ao  Supersimples para desfrutar do  regime simplificado de recolhimento de tributos no exercício 2015, segundo dados da  Receita Federal. Do total de 5.120  pedidos enviados ao órgão, 1.446 pedidos foram aceitos. Outros 103 negócios saíram do regime por opção do empresário. Os números são parciais, pois muitas empresas que solicitaram adesão têm prazo para sanar pendências. A lista final, segundo informou ontem o Sebrae/RN, está prevista para ser  divulgada pela Receita no dia 13 de fevereiro. Com os novos pedidos aceitos, o RN soma 118.014 negócios optantes pelo Simples, dos quais 63.717  formalizados como Microempreendedores Individuais.

“Todos os pedidos ainda não foram processados porque as empresas com pendências fiscais podem quitar esses débitos até (hoje) dia 4. Só após essa data, a Receita volta a computar o número total de adesões e divulgar a lista de pedidos deferidos e indeferidos”, explicou a analista da Unidade de Orientação Empresaria do Sebrae no Rio Grande do Norte, Ruth Pinheiro.

O elevado número de pedidos de migração no Rio Grande do Norte, assim como nos demais estados, tem uma explicação. A Lei 147/14, que garantiu a inclusão de 142 novas atividades econômicas no modelo de tributação simplificado. A nova legislação promoveu alterações na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (a Lei Complementar 123/2006), permitindo que profissionais liberais, principalmente do setor de serviços, também pudessem contar com as vantagens do Simples.

Através desse regime, o empreendedor consegue reduzir até 40% a carga tributária paga ao ano. Além disso, desburocratiza o pagamento, já que reúne no mesmo boleto oito tipos de impostos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição Patronal Previdenciária para a Seguridade Social (CPP). O recolhimento é feito por um documento único de arrecadação que deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte àquele em que houver sido auferido o faturamento bruto.

 Fonte: TN Online

Logo Maxmeio