04 de fevereiro de 2015

EMPRESAS BRASILEIRAS TERÃO REGISTRO ÚNICO A PARTIR DE JUNHO

A partir de junho, as empresas brasileiras passarão a ter um registro único, concentrando todos os dados das firmas, afirmou o ministro da secretaria da Micro e Pequena Empresa.

“Hoje, você tem que ter: inscrição na Receita; inscrição estadual, inscrição municipal, inscrição no meio ambiente; na vigilância sanitária; e no corpo de bombeiro”, exemplificou.

Com o registro único, todos os dados estarão reunidos no CNPJ da empresa. “Todos os entes públicos buscarão os dados neste cadastro para não ‘azucrinar’ mais o cidadão pedindo uma informação que o Estado já dispõe.”, explicou o ministro.

Afif explicou ainda que há uma sincronia entre seu ministério e o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o objetivo de estimular a saída das empresas ao mercado externo, como o esforço para elevar o teto das indústrias, para que possam continuar no sistema do Simples Nacional.

“Se a empresa exporta, ela dobra seu limite e isso a coloca em um patamar de maior competitividade, com menos peso para carregar”, enfatizou.

Fonte: Nominuto.com