Notícias


01 de agosto de 2014

EMPRESAS INVESTEM EM TECNOLOGIA PARA AMPLIAR OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Praticidade é tudo o que os consumidores desejam atualmente. Pensando nisso, as empresas estão investindo em tecnologias que proporcionam maior comodidade aos clientes como diferencial competitivo, principalmente as companhias que têm tradição no mercado e décadas de história. Em Natal, este investimento abrange segmentos dos mais variados perfis, que vão desde escolas e até mesmo a empresas funerárias. Como aliada, a tecnologia ganha papel de protagonista e tem como foco a inovação, seja em serviços ou atendimento.

Em sintonia com essa necessidade de ampliar a interação entre as pessoas por meio da tecnologia, o Colégio Nossa Senhora das Neves, que se aproxima dos 82 anos de existência, mantém a tradição no ensino por contribuir para a formação social, cultural e ética de seus alunos. Com a chegada das novas tecnologias, a escola tem buscado complementar as formas tradicionais de ensino, a fim de garantir uma formação completa, moderna e dinâmica.

Para isso, o Neves em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), adotou este ano o uso do Portal Futurum com o objetivo de valorizar o processo de ensino e aprendizagem por meio das novas tecnologias. O recurso é estendido para alunos e educadores a partir do Nível V da Educação Infantil a 3ª série do Ensino Médio.

O portal é um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem, que oferece uma plataforma online, moderna e atualizada, com recursos para professores e alunos. São cerca de 20 mil objetos de aprendizagem que os professores podem usar para construir aulas, atividades avaliativas, simuladores de laboratórios e os alunos para ampliar seus estudos.

“Mesmo com a implantação recente, o portal tem melhorado e otimizado o ensino da escola. Os alunos, que vivenciam a era digital, ficam entusiasmados com as atividades que a plataforma oferece”, explica Andreia Mafra, coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional.

Para que todos os professores possam utilizar a plataforma em todas as disciplinas escolares, a ANEC disponibiliza treinamentos de aperfeiçoamento, que são realizados na própria escola. A iniciativa é do setor de informática educacional, que visa manter os educadores atualizados e conectados com o mundo virtual.

No colégio, o uso de novas tecnologias para intensificar o ensino vai além do Portal Futurum. Os alunos do 9º ano à 1ª série do Ensino Médio, que participam do Núcleo de Aprofundamento de Estudos (NAE), utilizam smartphones e tablets para auxiliar nas pesquisas orientadas dos projetos que desenvolvem na escola.

“A ideia foi proposta pela equipe pedagógica do NAE, já que os jovens se entusiasmam com o uso dos equipamentos no dia a dia. Queremos mostrar para eles que o uso dos celulares auxilia no aprendizado de forma mais dinâmica”, afirma Isa Saraiva, coordenadora do laboratório de Ciências.

Isa adianta que existe o projeto de desenvolvimento de aplicativos com temas de acordo com os assuntos estudados em sala de aula, mas que ainda estão em fase de planejamento. “Espera-se que esses aplicativos estejam prontos até o final de setembro, mês em que será realizado o Painel Científico da escola”, adianta.

Por outro lado, o Grupo Vila trocou o tradicional papel que sinalizava as capelas dos Centros de Velório por tablets. O sistema, que começou a funcionar há cinco meses, foi inicialmente implantado no Centro São José, em Natal, com três tablets, sendo um para cada capela. A expectativa agora é implantar o sistema nos cemitérios Morada da Paz de Natal e do Recife (PE), além do Centro de Velórios Morada da Paz de João Pessoa (PB).

O sistema de tablets disponibiliza as principais informações sobre a cerimônia, como o nome do falecido, horário e local do velório e do sepultamento e um espaço para que familiares e amigos deixem suas mensagens, que são postadas automaticamente no obituário online hospedado no site do Grupo Vila. Além disso, o uso dos tablets permite que os visitantes registrem sua presença no velório, como quem faz “check-in” nas redes sociais, dispensando o habitual livro de presença. A expectativa é de que nos próximos meses também sejam disponibilizadas as informações sobre a cerimônia religiosa, quando ocorrer.

“Diversos outros recursos serão incorporados ao sistema. Por exemplo, já nas próximas semanas, os visitantes poderão compartilhar as informações do velório com amigos pelo Facebook ou por e-mail. Outro exemplo é a integração com o Google Maps para exibir a rota até o cemitério, entre várias outras melhorias que aos poucos serão implementadas”, afirmou Ibsen Vila, diretor executivo do Grupo Vila.

Ainda segundo Ibsen Vila, o sistema está sendo bem aceito pelos clientes e visitantes, que se surpreendem com a utilização de um tablet para assinar o “livro de presença” e deixar registrado para sempre, na internet, sua mensagem de carinho para os familiares daquele que já se foi.

Desde 1948, o Grupo Vila procura sempre inovar e, na era digital, boa parte dos seus investimentos é direcionada ao uso da tecnologia, trazendo agilidade, comodidade e economia para seus clientes. Entre essas tecnologias, há ainda o velório virtual – introduzido no Brasil em 2001 de forma pioneira pela empresa –, floricultura online, obituário online, catálogo virtual, sistema de localização de jazigos, mural de homenagens no site do Grupo e a utilização das redes sociais.

Com mais de 30 empreendimentos entre cemitérios, crematórios, funerárias e planos preventivos, e realizando cerca de 220 enterros mensais e 550 atendimentos funerários, o pioneirismo da empresa faz com que o Grupo Vila seja um dos mais renomados em seu setor no Nordeste e tenha faturado cerca de R$ 70 milhões em 2013.

 Fonte: Portal no Ar

Logo Maxmeio