Notícias


25 de julho de 2014

PROGRAMA QUE ESTIMULA INOVAÇÃO CADASTRA NOVAS EMPRESAS

Para difundir práticas inovadoras entre os empresários potiguares, o Sebrae no Rio Grande do Norte implementa o terceiro ciclo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Apesar de a seleção ter começado em maio, empresas interessadas em implantar a cultura da inovação como estratégia competitiva ainda têm chances de integrar este ciclo do programa, que vai até 2015. O cadastramento está sendo feito pelos agentes, mas os empreendedores podem solicitar a visita pelo 0800 570 0800 ou diretamente na sede do Sebrae, em Natal, e nos escritórios regionais, no interior. A meta do Sebrae é atender a duas mil empresas em todo o estado dos setores de comércio, serviço e indústria.

A proposta do ALI é ampliar os níveis de qualidade, competitividade e produtividade das empresas participantes, através de consultorias especializadas. Por meio do programa, a empresa recebe gratuitamente diagnóstico da situação da empresa, plano de ação e acompanhamento in loco dos agentes, que propõem melhorias para o negócio e avaliam as mudanças implementadas. Com isso, é possível mensurar o grau de inovação em que a empresa se encontra, ter um parecer técnico de um especialista setorial, executar pelo menos duas soluções inovadoras para melhoria de produtos ou processos e apoio gratuito do programa.

No total, 40 agentes atenderão empresas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Inicialmente, o agente vai até a empresa e sensibiliza o proprietário quanto à adesão ao projeto. Em seguida, é realizado um diagnóstico sobre os pontos positivos e negativos identificados no negócio. Por fim, é montado um plano de ação para o desenvolvimento do estabelecimento, quando o empresário e o agente assinam um termo de compromisso. Durante dois anos, a empresa será acompanhada e monitorada para que possa, de fato, colocar em prática as ações propostas.

Para fazer o acompanhamento, os agentes passaram por dois meses de capacitação – em março e abril deste ano – com foco na metodologia do programa. Além disso, o grupo passou por vivências e treinamento de campo com situações práticas vividas dentro das empresas.

 Fonte: Portal no Ar

Logo Maxmeio