Notícias


17 de junho de 2014

LOJAS DOS SHOPPINGS NÃO ABRIRÃO APÓS JOGO DO BRASIL

A reabertura das lojas dos shoppings de Natal após os jogos da seleção brasileira passa, a partir de hoje, a ser facultativa. O retorno das atividades está programado apenas para as praças de alimentação. De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN), Marcelo Queiroz, o motivo da mudança foi o registro de movimento muito fraco depois das partidas do Brasil, situação que foi atribuída à falta de ônibus circulando na cidade, com a greve dos rodoviários. 


“Vimos que grande parte da responsabilidade pelo menor movimento pós-jogos se deve ao fato de que a determinação judicial de manter até 90% da frota em circulação não vem sendo respeitada e a quantidade de ônibus em circulação na cidade tem sido ínfima, incapaz de atender à população”, afirmou Marcelo Queiroz.

Membros da Fecomércio, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) e Sindicato do Comércio tiveram reunião para avaliar os primeiros dias de Copa do Mundo em Natal e divulgaram que houve prejuízo de cerca de 50% nas vendas no comércio de rua e 20% nos shoppings. 

Assim como Queiroz, os demais comerciantes também relacionam o movimento mais fraco à greve de ônibus em Natal. Segundo eles, nas lojas do Alecrim, por exemplo, o público tem sentido dificuldades para chegar aos estabelecimentos devido à escassez de ônibus.

Mesmo com os problemas relatados, a mudança nos horários será restrita às lojas de shopping e apenas no pós-jogo, ou seja, os próprios donos das lojas decidirão se voltam a funcionar. Já o comércio de rua permanecerá fechando duas horas antes dos jogos, sem retorno posterior ao trabalho. Os supermercados suspendem as atividades 30 minutos antes das partidas da seleção e voltam a trabalhar normalmente 30 minutos depois de cada jogo.

Participaram da reunião representantes da CDL Natal, de shoppings da cidade e os presidentes do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do RN, George Ramalho, da Associação Comercial do RN, Itamar Maciel, e da Associação do Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Dernerval Sá. Para tratar da questão, está agendada para hoje, às 8h30, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN), uma audiência dos representantes do setor com o presidente e o vice-presidente do órgão, desembargadores José Rêgo Júnior e Carlos Newton de Sousa Pinto, respectivamente. A reunião tem por objetivo garantir que seja cumprida a manutenção de uma frota mínima à população.

“Vamos fazer um apelo ao desembargador que faça cumprir a Legislação, mantendo uma parte considerável da frota de ônibus em circulação de forma a reduzir nossos prejuízos enquanto durar a greve dos Rodoviários”, disse Queiroz.

 Fonte: TN Online

Logo Maxmeio