Notícias


26 de maio de 2014

POSTO TERÁ NOTA FISCAL ELETRÔNICA EM PARNAMIRIM

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) será autorizada pela primeira vez no varejo de combustíveis do Rio Grande do Norte, hoje, com um projeto piloto no Posto Pinheiro Borges, em Parnamirim. Este será não só o primeiro posto de combustível do estado, mas também do Nordeste, a emitir o  novo documento fiscal que substitui o tradicional cupom fiscal. 

A NFC-e tem o intuito de oferecer mais facilidade no registro de operações no comércio varejista, assim como a padronização de procedimentos por meio eletrônico, tendo como parâmetro a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), lançada no Brasil em 2007. A NFC-e, voltada para o varejo, entrou em vigor no Rio Grande do Norte em abril de 2013 e já é utilizada em outros segmentos. 

O coordenador de Fiscalização da Secretaria estadual de Tributação (SET), Hermenelúcio Fernandes, afirma que a NFC-e é um grande avanço, pois irá contribuir para uma diminuição no custo operacional dos postos e tornar mais ágil e transparente a operação. “Este será o primeiro posto, mas ao longo do ano iremos implantar nos demais postos. A expectativa é de que até o início de 2015, esteja funcionando em todos os postos do estado”.

Com a NFC-e, a Secretaria de Estado da Tributação (SET) recebe as informações assim que ocorrem as vendas, facilitando o acompanhamento e o controle das operações envolvendo o ICMS. Com isso, o Estado não precisará vistoriar máquinas para obter as informações que estarão disponíveis no ambiente virtual. A empresa não  necessitará mais de impressora fiscal e nem de homologação de aplicativo, o que se traduz em redução de custos operacionais.

Já o consumidor poderá ter documento fiscal sempre que precisar, em uma consulta ao portal da SET. As informações poderão ser enviadas pela empresa ao cliente através de e-mail ou outra forma eletrônica. Consultas também são possíveis por meio de smartphone.

 Fonte: Tribuna do Norte

Logo Maxmeio