04 de abril de 2014

SEMANA DE ATENDIMENTOS PARA MICROEMPREENDEDORES ENTRA NA RETA FINAL

A mobilização para registrar negócios que ainda estavam à margem da formalidade e para capacitar microempreendedores tem apresentado números positivos no Rio Grande do Norte. Somente nos três primeiros dias da campanha, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) já atendeu a 4,1 mil potiguares e formalizou 300 pessoas que trabalham por conta própria nessa categoria jurídica. Além disso, foram ministradas 161 palestras e oficinas. Até o sábado (5), o mutirão de técnicos do Sebrae no Rio Grande do Norte continua de plantão em praça pública na capital e em diversas cidades do interior para cadastrar, tirar dúvidas, orientar, prestar consultorias e capacitar os empreendedores já formalizados.

Em Natal, a programação desta sexta-feira (4) contempla duas Oficinas SEI. A primeira é a Oficina SEI Controlar, que ensina como lidar com questões financeiras do negócio. Separar contas pessoais dos débitos da empresa, controlar fluxo de caixa, diferenciar lucro e receita estão entre os ensinamentos dessa capacitação, que começa às 9h. Já a Oficina SEI Empreender está prevista para às 14h e vai repassar noções de empreendedorismo para quem já tem um negócio e deseja torna-se mais competitivo.

No sábado o planejamento é o norte da Oficina SEI Planejar, que explica como traçar um plano de negócio para definir o futuro da empresa. Tanto as capacitações quanto os atendimentos em geral e formalizações estão sendo concentrados na tenda montada na praça Gentil Ferreira no Alecrim.

Na avaliação da coordenadora da Semana do MEI no Rio Grande do Norte, Ruth Suzana Maia, a partir dos números progressivos, a expectativa é superar a meta estipulada para o estado, que é de 6 mil atendimentos durante toda a campanha. “Tivemos este ano uma dinâmica muito boa que ajudou a expandir o atendimento e elevar a quantidade de formalizações”, analisa.

Ela refere-se principalmente à abertura de pontos de atendimentos na Grande Natal e 15 cidades da região do Mato Grande, onde até então o Sebrae não havia estabelecido ações da Semana do MEI. EM Macaíba, os atendimentos estão sendo realizados diariamente na Casa do Empresário, que fica próxima ao terminal rodoviário da cidade. Já em São Gonçalo do Amarante uma equipe de oito técnicos do Sebrae estão atendendo as demandas dos empresários no Espaço Empreendedor, que fica no Centro do município.

Esse contingente também aproveita a semana para mobilizar donos de pequenos negócios e potenciais empreendedores para participar da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que será promovida na cidade a partir da próxima semana.

Fonte: Portal no Ar