Notícias


02 de abril de 2014

AÇÃO INCENTIVA MICROEMPREENDEDORES DO RN À FORMALIZAÇÃO

Com o objetivo de formalizar e orientar os microempreendedores potiguares, o Sebrae/RN realiza a sexta edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A ação acontece simultaneamente em todo o Brasil e se estende até essa sexta-feira (4).

A coordenadora da Semana do MEI no Rio Grande do Norte, Ruth Maia, contou que durante a ação os interessados a se formalizar ou que desejam abrir um pequeno negócio podem procurar o atendimento do Sebrae para saber mais informações e tirar dúvidas.

“Estamos aqui fazendo atendimentos para formalizações e orientações. As pessoas podem procurar o Sebrae que ajuda nesse atendimento, porque é bom se formalizar”, detalhou Ruth.

 A coordenadora explica que o interessado em se formalizar faz um cadastro e participa de uma palestra para entender o que é ser um microempreendedor, os benefícios, quanto pode ser faturado, quais as obrigações.

“Com a formalização, o microempreendedor está aberto para o mercado, pode participar de licitações, abrir uma conta jurídica no banco e ter acesso a financiamentos, ter acesso aos direitos da previdência social”, listou Ruth Maia.

Ela completa que “o microempreendedor gera R$ 60 mil por ano, se chegar alguém que supera esse valor, nós encaminhamos para outro atendimento, com consultores especializados”.

Além da consultoria, os microempreendedores participam de cursos, oficinas voltadas para a capacitação de gestão do negócio.

No Rio Grande do Norte, existem aproximadamente 52.400 mil microempreendedores, que representam 50% das atividades do Simples. “Estamos ajudando a desenvolver os pequenos negócios que são grandes responsáveis pela economia do Estado”, declarou.

Em Natal, o Sebrae montou uma tenda na praça Gentil Ferreira, no Alecrim, para fazer as consultorias. Os municípios de Assú, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Nova Cruz e municípios circunvizinhos também participam da ação. São esperados que seis atendimentos sejam feitos em todo o estado. No primeiro dia, foram feitos mil consultas.

Caso não possa participar da Semana do MEI, Ruth diz que os atendimentos continuam diariamente no Sebrae. “Estamos fazendo o que fazemos diariamente, mas agora de forma mais intensificada”, encerrou.

 Atendimentos

 Francisco Martins e o filho Rick buscaram o atendimento do Sebrae para que não cometesse erros quando forem abrir uma distribuidora de água mineral.

“Tiramos nossas dúvidas, vamos procurar a central do Sebrae e participar das palestras, oficinas, treinamentos. É muito importante essas orientação para que nos planejarmos e não cometer erros”, contou Rick. Seu Francisco acrescentou, “queremos alcançar o que a gente almeja, mas tudo na ponta do lápis”.

A autônoma Vandineires Soares quer iniciar um pequeno negócio de confecção de roupas de ginástica. Para ela, há muita vantagem em formalizar o negócio e garantir benefícios.

“Quero sair do informal e ter alguns direitos. Ter tudo legalizado, direitinho, com benefícios para entrar corretamente no mercado de trabalho”, finalizou.

 Fonte: Portal no Ar

Logo Maxmeio