21 de março de 2014

SINDIFERN PREPARA REFORMAS EM ESTATUTO E REGIMENTO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

A diretoria do Sindifern iniciou no começo desta semana, o projeto de reforma do Estatuto e Regimento Administrativo-Financeiro. Segundo Rivaldo Penha, diretor jurídico da entidade, esta iniciativa foi prevista no programa de trabalho durante as eleições de 2013. "A estrutura do Estatuto atual foi implementada em 2005. Ao longo desses 9 anos, foi observada a necessidade de aperfeiçoamento em alguns pontos, como o rito de aprovação do exercício do direito de greve, composição política dos órgãos do Sindicato, com o aumento no número de delegados representantes da base, a representatividade nos congressos nacionais do fisco, entre outros", ressalta o diretor.

A primeira reunião aconteceu na 6ªURT, em Mossoró, nessa terça e quarta-feira, 18 e 19 de março, O diretor financeiro Juarez Moura explica que o objetivo da diretoria é descentralizar os trabalhos. Participaram da  encontro o presidente do Sindifern, Pedro Lopes, os diretores José Kelser, Moisés Mattos, Juarez Moura e Rosemblatt Ferreira, além dos delegados regionais Mário Rogério e Rivelino. O próximo encontro está agendado para a próxima quarta-feira, 26 de março, no Sindifern.

De acordo com o Estatuto do Sindifern, os projetos de alteração desse instrumento são iniciativas da Diretoria Executiva, que após concluídos devem ser apresentados ao Conselho Geral e posterior discussão e aprovação em Assembleia Geral pela categoria. Já segundo o Regimento Administrativo-Financeiro, a Assembleia Geral deverá ser convocada com 30 dias de antecedência, para que todos os filiados interessados tenham acesso ao projeto, que será discutido e deliberado. Destacando, que qualquer filiado poderá apresentar propostas até dois dias úteis antes da realização da assembleia, protocolando o pleito na secretária do Sindifern.“A nossa perspectiva é que o projeto seja amplamente discutido durante o mês de maio, antes da convocação oficial da categoria”, afirma o presidente do Sindifern, Pedro Lopes.