27 de novembro de 2013

RN É HOMENAGEADO EM CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO NACIONAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA CONSUMIDOR FINAL

O secretário da Tributação do Rio Grande do Norte, José Airton da Silva, participou no dia 18, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS), do lançamento nacional da Nota Fiscal eletrônica para consumidor final (NFC-e). Na ocasião, foram destacados os estados brasileiros que iniciaram os projetos pilotos da NFC-e e que estão obtendo bom retorno, dentre eles o Rio Grande do Norte, com adesão local da Miranda Computação e lojas Riachuelo.

Durante o evento, estados pioneiros do projeto piloto (Rio Grande do Norte, Amazonas, Sergipe, Acre, Rio Grande do Sul e Mato Grosso) receberam troféus como forma de reconhecimento pelo trabalho que estão realizando.

A partir do primeiro semestre de 2014, outros cinco estados se juntarão ao grupo, inserindo a NFC-e: Paraíba, Rondônia, Bahia, Distrito Federal e Maranhão.

Sobre a NFC-e

O Sistema de Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final (NFC-e) permite que as pessoas recebam a nota de compras associadas a pagamento com cartão (TEF). O comprovante emitido vem com o código de barras bidimensional, o QR Code. Isso permite que a descrição completa da nota seja consultada a qualquer momento por celular, utilizando-se um leitor de código de barras disponível gratuitamente na rede.

Com o novo método, os comprovantes das operações podem ser guardados no e-mail ou pen drive, o que favorece uma relação de consumo mais segura, evitando que dados importantes de compras sejam apagados por manuseio errado, mau arquivamento ou por simples perda.

A partir da verificação do fluxo de informações da nova tecnologia adotada serão dimensionadas as necessidades de investimento para massificação do mecanismo.

O RN é o primeiro estado do Brasil adotar a NFC-e interligada ao TEF, ou seja, o cupom fiscal associado ao cartão de débito ou de crédito convencional. Na prática, a Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor substitui a nota fiscal física e passa a ser uma informação compartilhada em tempo real com a Secretaria de Estado da Tributação.

Fonte: Assecom-SET