Notícias


25 de outubro de 2013

SET REALIZA INVESTIMENTOS NO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A Secretária de Estado da Tributação – SET/RN está a um passo de uma grande modernização estrutural, com investimentos maciços em Tecnologia da Informação e Comunicação(TIC). Com Recursos provenientes do BNDES e PROFISCO, que totalizam o valor estimado de R$ 14 milhões, as novas mudanças serão concluídas até julho de 2014, com aplicação em reformas na estrutura física da SET e aquisição de equipamento em TIC. As novas mudanças têm por finalidade  aumentar o controle da fiscalização no Estado e melhorar o atendimento ao contribuinte. Esses investimentos inserirão o Fisco potiguar em novos projetos e consequentemente alavancará a arrecadação dos impostos estaduais.

Segundo a coordenadora de informática da SET, Auditora Fiscal Adriana Assunção, desde 2011 o setor trabalha para modernizar a área de TIC do órgão, diante da situação em que se encontrava no início da gestão. No início dos trabalhos, lembra Adriana, foi entregue ao secretário de Tributação, José Airton,  uma análise minuciosa da estrutura atual, junto com uma previsão das demandas e principais carências que o setor enfrentaria nos próximos quatro anos. O secretário deu prioridade ao setor de TIC, e logo ao final de 2011, foi obtido um empréstimo do BNDES, cujo a primeira parcela, no valor de R$ 4,1 milhões, foi reservada para a reforma estrutural da sala  e aquisição dos equipamentos  da sala segura.

Os primeiros investimentos foram o reforço estrutural no prédio da SET para suportar o peso dos equipamentos do datacenter e a construção de uma sala com capacidade de receber até  28  armários de equipamentos de TIC (racks), pois a anterior não tinha mais capacidade de suportar os novos equipamentos devido à limitação física, à limitação de refrigeração e à limitação de fornecimento de  energia. A previsão de término das obras é novembro de 2013.

“Estamos começando também a instalação da “sala-segura” com equipamentos tais como: piso falso, gerador potente, no-breaks, sistema de detecção precoce e combate a incêndio, sistema de refrigeração de precisão, e além desta sala, também foi preparada em outro ambiente próximo, uma  outra sala (em dimensões menores), com a finalidade de permitir a SET um ambiente de alta disponibilidade em casos manutenções programadas, quedas de energia e outros sinistros”, ressalta, Adriana .

Já os equipamentos responsáveis pela modernização no setor de TIC da SET serão provenientes do PROFISCO, que foi aprovado em julho de 2013, e destinará 70% dos recursos na área de tecnologia.  “Com apoio incondicional dado pelo secretário José Airton, que priorizou esses investimentos,  após o reforço estrutural, e a entrega da ‘sala-segura’, prevista  para Fevereiro/2014, acreditamos que até dezembro de 2013 seja lançado a publicação do pregão eletrônico, para compra dos novos equipamentos  , com entrega prevista em fevereiro de 2014. E logo após a fase de instalação e sincronização do sistema, a entrega da sala funcionando  “a todo vapor”  irá acontecer até meados do primeiro semestre de 2014”, afirma Adriana.

O novo ambiente irá permitir que a SET evolua cada vez mais, com a aquisição da nova estrutura. Adriana acredita que esses investimentos proporcionarão uma tranquilidade do desenvolvimento de trabalho do FISCO, condições de massificação da NFC-e e aumento da capacidade de armazenamento sem restrições de espaço e energia, para os próximos 4 anos. Com relação ao atendimento ao contribuinte, a coordenadora destaca que o novo sistema irá possibilitar a “massificação” das notas fiscais eletrônicas, com um sistema ininterrupto, 24 horas no ar. Conclui afirmando que os investimentos em TIC "inserirão o Fisco em projeto futuros, melhorarão os cruzamentos dos dados, e controle ostensivo na fiscalização, não só no perfil do atacado, mas também no varejo".

 

 

 

Logo Maxmeio