Notícias


27 de agosto de 2013

PORTO DE NATAL ESPERA AUMENTO DE 30% NA MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES

Com o momento econômico favorável para a exportação e a posição geográfica onde está localizado o Porto de Natal, a expectativa da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) é que se tenha um incremento semanal de 30% na movimentação de contêineres na área de circulação.

"Representa uma média de crescimento de 350 contêineres semanalmente, absorvendo a demanda que antes era de outros portos nordestinos como o Suape e Mucuripe”, explicou o diretor técnico-comercial da Codern, Hana Safieh.

Segundo o gerente operacional do Porto, Vinícius Cavalcante a expectativa é que cerca de 60% da produção nordestina seja escoada por Natal nos próximos meses. “Contamos com uma estrutura que favorece a refrigeração das cargas, com 358 tomadas móveis instaladas e mais 20 caixas com oito tomadas flexíveis cada, o que permite a maior durabilidade das cargas transportadas, como os crustáceos e a fruticultura exportados para a Europa”, destacou Vinícius.

Com perspectiva de ampliação, a área atual do porto permanece com operações enxutas. “Hoje o nosso desafio é com relação à retroárea que não é suficiente, mas esperamos uma solução para a comunidade do Maruim e a expansão da área de circulação do Porto”, disse Safieh.

Outra dificuldade enfrentada pelo porto é com relação às defesas dos pilares da Ponte Newton Navarro que enquanto não forem colocados, limita os horários para os navios atracarem. “Atualmente os navios só podem atracar em horário diurno devido a falta de segurança para as operações noturnas, enquanto não houver as defesas da ponte”, explicou Safieh.

Fonte: Portal no Ar

Logo Maxmeio