26 de agosto de 2013

RECEITA DIVULGA NOVIDADES PARA ACOMPANHAR PEDIDOS DE RESTITUIÇÕES

A partir de agora, na página da Receita Federal na internet, os contribuintes vão poder acompanhar a análise de pedidos de restituições e de ressarcimentos. O serviço vale para todos os impostos de pessoas físicas e jurídicas.

Veja como acompanhar pedidos de restituições e ressarcimentos do imposto de renda pela internet

Para pedir restituição, ressarcimento de impostos ou compensação de dividas, era preciso entrar na pagina da Receita e esperar pela decisão. Agora, antes da resposta definitiva, a Receita vai dizer ao contribuinte se está faltando algum documento ou informação.

Qualquer contribuinte que se cadastrar no site da Receita poderá usar o serviço chamado de autorregularização. Fazer as correções e esperar pela resposta da receita sem precisar comparecer a um posto.

O novo sistema dá um prazo de 45 dias para o contribuinte corrigir as informações. São quase 100 mil pedidos de ressarcimento e restituições - de empresas e pessoas físicas - que chegam aos computadores da Receita todo mês. E muitos com erros simples.

Segundo a Receita, erros que causam transtorno e perda de tempo para o contribuinte.

"No caso das pessoas físicas é comum o contribuinte fazer o pedido de uma restituição e se esquecer de retificar uma declaração ou um documento de arrecadação. Isso traz celeridade no processo, na medida em que aqueles erros podem ser corrigidos previamente a uma decisão da receita", diz o sub-secretário de arrecadação da Receita Federal, Carlos Occaso

Fonte: Portal G1