02 de julho de 2013

CE: CORTE DE PONTO REVOLTA SERVIDORES DA SEFAZ

Neste 1º de julho, os servidores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) se depararam com a efetivação de mais um corte de ponto com desconto em folha, relativo à paralisação do dia 30 de abril. Muitos fazendários que ainda estavam na expectativa de que tal medida arbitrária pudesse ser suspensa ficaram revoltados com a decisão do secretário Mauro Filho.

A Diretoria Colegiada do Sintaf repudia o corte do ponto dos servidores, pois a greve é um direito legítimo dos trabalhadores, sendo utilizada com responsabilidade e como último recurso. A história mostra que as conquistas dos fazendários foram obtidas com muita mobilização e luta, e não é o corte de ponto que vai intimidar essa categoria valorosa.

A efetuação de mais um corte de ponto demonstra uma postura autoritária por parte do secretário Mauro Filho, pois há muito tempo não havia, na Sefaz, desconto de dia parado em virtude de greve. Mas a sua atitude em não receber o Sindicato para negociar é ainda mais grave. Em um momento histórico, onde manifestações ocorrem em todas as partes do País e várias instâncias do Governo abrem os seus gabinetes para ouvir os manifestantes, o Secretário segue em uma direção oposta e se fecha ao diálogo com o Sindicato.

Apesar de não acontecer corte de ponto há mais de 20 anos na Sefaz em virtude de paralisação, a medida não logrou o efeito esperado pela Administração; pelo contrário – a categoria demonstrou estar ainda mais aguerrida e disposta a pagar o preço necessário para a conquista de suas lutas mais legítimas.

O Sintaf vai continuar tomando as medidas necessárias – seja pela via política ou jurídica – para reverter essa medida intransigente.

Saiba mais

? A paralisação do dia 30 de abril visou pressionar a Administração Fazendária a dar celeridade ao encaminhamento, à Assembleia Legislativa, do projeto de Redenominação e Nível Superior. E ela foi vitoriosa, já que o projeto foi encaminhado à AL dois dias depois.

? O primeiro corte de ponto ocorreu após a paralisação do dia 10 de outubro de 2012, que também objetivou o encaminhamento da pauta pendente da categoria, com destaque para o projeto de Redenominação e Nível Superior.

Fonte: Sintaf Ceará