Notícias


12 de junho de 2013

CONSUMIDORES DO RN PODERÃO SALVAR COMPROVANTE DIGITAL DE COMPRAS

Em fase de teste para ser aplicada em todo o setor de varejo da economia potiguar, a Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor (NFC-e) foi discutida durante palestra do auditor fiscal da Secretaria Estadual de Tributação e líder do Projeto NFC-e no RN, Marconi Brasil para o público em geral na Escola de Governo, na manhã desta quarta-feira.

“Estamos em um projeto piloto no RN e outros seis estados, hoje contamos com três empresas que já estão utilizando a nota fiscal eletrônica, que elimina a necessidade do cupom fiscal e garante aos consumidores a oportunidade de guardar as informações da sua compra por mais tempo e de maneira digital”, afirmou Marconi.

O auditor explicou que a nota fiscal eletrônica é utilizada desde 2007 nas transações entre empresas e a expectativa é que chegue ao consumidor final em todo o país até 2014. “Trará benefícios tanto para o empresário que reduzirá custos com a impressão do cupom fiscal, como também para o consumidor que estará de posse das informações eletronicamente, podendo mantê-las por um espaço maior de tempo e com fácil localização”, explicou Marconi.

De forma prática, quando o consumidor realizar a compra receberá o Documento Auxiliar da Nota Fiscal (Danf) e a nota fiscal em forma de um código de barras bidimensional, o QR Code, que pode ser lido através de smartphone e tablets. A nota fiscal eletrônica também poderá ser enviada por email.

Toda compra realizada, a nota fiscal é encaminhada para a secretaria, para indicar a legalidade da empresa, no qual o tributo foi pago, sem risco de sonegação, trazendo segurança ao consumidor.

Durante a palestra estiveram presentes servidores públicos e consumidores que aproveitaram para tirar dúvidas sobre o projeto que ainda é novidade para muitos natalenses. “É uma alternativa eficiente, as informações também estarão em tempo real para o Fisco acompanhar a movimentação financeira”, enfatizou o auditor.

Em nível estadual, a Secretaria de Tributação está realizando reuniões com empresários para discutir a implantação, além da infraestrutura do sistema de informatização uniformizado. “No segundo semestre a expectativa é que haja massificação da NFC-e na rede varejista do Estado”, explicou Marconi Brasil.

Fonte: Portal no Ar

Logo Maxmeio