30 de abril de 2013

CERCA DE 36 MIL POTIGUARES AINDA NÃO DECLARARAM IR, AFIRMA RECEITA FEDERAL

Um total de 250 mil norte-rio-grandenses devem declarar Imposto de Renda até amanhã

Faltando menos de dois dias para o encerramento do prazo que se encerra amanhã às 23h59, cerca de 36 mil contribuintes potiguares ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda, segundo dados fornecidos pala Delegacia Regional da Receita Federal no Rio Grande do Norte. Pouco mais de 214 mil pessoas no Estado já declaram seus rendimentos num universo de 250 mil.

“Tudo está dentro da completa normalidade, pois é mais do que natural que muitos contribuintes deixem para fazer suas declarações num último momento. Mas esperamos atingir o total de 250 mil aqui”, informa Blidenor Baracho, auditor da Receita Federal no RN”.

Segundo Baracho não há menor possibilidade de ocorrer uma sobrecarga no sistema. “ Nos últimos anos o site da receita federal tem se mostrado perfeito, apesar do grande tráfego que existe nos últimos momentos do prazo. Ele é um dos melhores do mundo para esse procedimento”, declarou.

O auditor da Receita explica que se contribuinte não tiver documentos suficiente para fazer a declaração ele deve completa-la dentro do prazo. “Depois que ele obtiver os documentos faltantes, ele deverá fazer uma declaração retificadora”, aconselha. O procedimento não poderá se realizado se o contribuinte tiver caído na malha fina por irregularidades constadas em declarações anteriores.

Brasil

De acordo com a Receita Federal até a tarde hoje, aproximadamente 20 milhões de contribuintes já tinham enviado as informações. Neste ano, o Fisco espera receber mais de 26 milhões de declarações, número superior aos 25.244.122 do ano passado.

As declarações podem ser enviadas por meio da internet ou entregues em disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, no horário de funcionamento regular. O programa de computador gerador da declaração está disponível na página da Receita Federal desde 25 de fevereiro. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, que pode ser baixado no mesmo endereço.

Fonte: Portal no Ar