Notícias


26 de abril de 2013

FISCO FECHA SEMANA COM SALDO SUPER POSITIVO

Grupo Ocupacional Fisco do Rio Grande do Norte chega ao final de mais uma semana com boas notícias. A primeira foi o marco no avanço tecnológico com a implantação da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) e a outra foi a assinatura do contrato com o BID para o PROFISCO-RN. Vejam:

NFC-e É UM MARCO NO CONTROLE FISCAL DO COMÉRCIO NO RN

Mais um avanço da tecnologia no âmbito tributário. Já está em vigor, o Projeto Piloto da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e), possibilita a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, diferente  da  Nota  Fiscal  Eletrônica ( NF- e)  lançada no Brasil  em 2008,  a NFC-e  é  uma solução  específica  para o  consumidor  final,  opção, aos  modelos já existentes  de cupom  fiscal e  nota fiscal em  papel.

O projeto piloto para NFC-e foi instituído através da reunião técnica do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), em Manaus, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2012, e teve a participação de empresas voluntárias sediadas nos Estados que se integraram no projeto piloto: RN, SE, RS, MA, MT, AM e AC. No Rio Grande do Norte, três empresas aderiram voluntariamente: Miranda Computação, Lojas Riachuelo e BR Distribuidora.

E na quarta-feira, 24, a primeira empresa aderir oficialmente a tecnologia no estado, foi a Miranda Computação.  A NFC-e além de aumentar o combate a sonegação fiscal, irá gerar economia de papel e impressora fiscal para operar a compra. Além disso, o consumidor poderá ter documento fiscal na hora que precisar.  

As informações da NFC-e poderão ser enviadas pela empresa por e-mail para o cliente. Caso ele tenha um smartphone ou aparelho que disponha de tecnologia móvel de captura e armazenamento de dados visuais como tablet, o mesmo poderá scanear da tela do computador da empresa o QR Code, código de barras bidimensional. Ao consultar o código pela Internet ele terá acesso a todas as informações da transação comercial descritas na NFC-e, assim como a impressão do documento.

A mudança tem o intuito de alcançar uma maior justiça fiscal, além de oferecer mais uma facilidade no registro de operações no comércio varejista, com a padronização de procedimentos pelo meio eletrônico. A regulamentação da NFC-e  pode ser vista com detalhes na portaria Nº 036/2013-GS/SET, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 11 de abril de 2013.

 

GOVERNADORA ASSINA CONTRATO COM O BID DE US$ 7 MILHÕES

A governadora Rosalba Ciarlini assinou no dia 24 de abril, o contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília, no valor de US$ 7 milhões destinados ao financiamento do Projeto de Integração da Modernização da Administração Fiscal e Financeira do Rio Grande do Norte (Profisco-RN), o que permitirá a modernização fiscal do Rio Grande do Norte.

O contrato foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini e pela representante do BID para o Brasil, a venezuelana Daniela Carrera Marquis. O deputado federal Betinho Rosado participou da assinatura do contrato como testemunha.

Os recursos do empréstimo serão destinados a melhorarias na eficiência e transparência da gestão fiscal para incrementar a receita própria do estado; aumentar a eficiência, a eficácia e o controle do gasto público; prover melhores serviços ao cidadão. Além de capacitar através de treinamentos, aquisição de equipamentos e melhorias na qualidade do armazenamento de dados do Fisco no RN.

Logo Maxmeio