Notícias


22 de abril de 2013

IX CONEFISCO REÚNE AUDITORES FISCAIS DE TODO O PAÍS

O Grupo Ocupacional Fisco do Rio Grande do Norte e auditores de diversas outras localidades do Brasil encontraram-se reunidos na noite dessa quarta-feira, 17 de abril, para prestigiar a abertura oficial do IX Conefisco – Congresso Estadual do Fisco do RN, que neste ano trouxe a temática “Perspectivas da Administração Tributária na Era da Informação” .

Para compor a mesa de abertura foram convidados os presidentes: do Sindifern, Pedro Lopes, da Fenafisco, João Marcos, da Asfarn, José Fernandes de Macêdo e o secretário de tributação, José Airton – representando a Governadora, Rosalba Ciarlini.

No discurso de abertura, Pedro Lopes explicou sobre a escolha do tema, proveniente do atual avanço tecnológico passado nas últimas décadas, especialmente na esfera governamental. “Neste novo cenário, as administrações tributárias passaram também a aproveitar o potencial proporcionado pela tecnologia para integrar os fiscos, racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias impostas aos contribuintes e, principalmente, dar celeridade na identificação de práticas tributárias ilícitas, combatendo a evasão fiscal e aumentando, consequentemente, a arrecadação tributária”, aponta o presidente.

Pedro Lopes ainda destaca que as transformações necessárias para modernizar as práticas da fiscalização tributária também precisam contar com a aceitação e preparação por parte dos gestores, responsáveis por inserir essa nova realidade dentro da cultura organizacional e capacitar seus servidores. "Os auditores fiscais e os demais servidores da administração tributária não podem ficar alheios a este processo. Por outro lado, sabemos que o olhar e o trabalho humano jamais serão substituídos, pois apesar do volume de dados capturados pelos sistemas informatizados, que potencializam geometricamente o trabalho do fisco, vivemos num Estado democrático de direito, que assegura o contraditório e a ampla defesa”, finaliza.

A seguir o presidente da Fenafisco, João Marcos, parabeniza o Sindifern pela escolha da temática do IX Conefisco, “mais do que ter a tecnologia da informação, é disseminar o conhecimento, e este Congresso traz esta oportunidade, até mesmo de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo Fisco do Rio Grande do Norte para participantes de outros estados. A Fenafisco apoia e sempre estará a disposição para tratar deste e de outros assuntos de interesse do Fisco. Parabéns”, disse.

Já o presidente da Asfarn, José Fernandes de Macedo destaca o apoio da Associação como obrigação em eventos como esse, importantes para a qualificação da categoria. E reforçou o convite para toda categoria participar do congresso da Febrafite a ser realizado nos dias 26 a 29 de maio, em João Pessoa- Pb, em que serão debatidos grandes de temas que diz respeito ao Fisco e a sociedade.

Com a palavra, o secretário de tributação, José Airton explanou as mudanças que estão acontecendo no Fisco durante sua gestão, como busca incessante em promover o equilíbrio fiscal, o árduo esforço em proporcionar a autonomia financeira; as propostas do Governo; o crescimento na arrecadação do RN comparando-se com outros estados do nordeste; além dos investimentos que o Fisco terá em treinamento, equipamentos e melhorias na qualidade do armazenamento de dados.

Ainda durante a cerimônia de abertura ocorreu a entrega da comenda “Amigo do Fisco” para os auditores fiscais Jacaúna Assunção e Heriberto Andrade, pelas grandes contribuições que estas personalidades trouxeram para o engrandecimento e valorização da classe Fisco do RN.  E logo após o momento cultural do Grupo Harmony, proferiu a primeira palestra “Modernização da Receita Federal do Brasil e sua Relação com o Contribuinte”, o coordenador de atendimento e educação fiscal da RFB, João Maurício Vital.

Logo Maxmeio