Notícias


26 de março de 2013

ÉTICA E IGUALDADE SERÁ ASSUNTO DO III ENCONTRO DE GÊNEROS

A capital potiguar se prepara para receber no dia 15 de abril, o III Encontro de Gêneros da Fenafisco, no Ocean Palace, na Via Costeira em Natal. O evento que conta com o apoio do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte – Sindifern conta com uma programação variada que  inclui palestras e debates sobre: Dignidade, Igualdade e Tolerância à Diversidade Sexual; Igualdade de Gênero na Participação Política e Sindical; e Ética e Gênero na construção de uma sociedade mais justa.

O evento traz como tema a "Igualdade de Gênero Como Fortalecimento da Democracia". Para debater sobre um assunto de bastante relevância dentro desta temática, o III Encontro de Gêneros tem a honra de contar com a participação do  auditor fiscal da Secretária da Fazenda de PE e doutor pela Universidade Autônoma de Madri, Valdeblan Siqueira que irá ministrar a palestra sobre "Ética e igualdade de Gênero na construção de uma sociedade mais justa".

Para Valdeblan a escolha do assunto a ser debatido adequa-se, perfeitamente, ao tema macro do próprio evento. "Há nessa escolha suficiente clareza de que fins justos serão alcançados sempre e quando haja um profundo respeito ético aos atores que participam ativamente nessa construção. As mulheres não poderão assistir passivamente à realização desse projeto, como algo que lhes seja imposto de fora para dentro. Elas são parte interessada e deverão protagonizar esse processo, que diz respeito a seu presente e a seu futuro", destaca Siqueira.

O auditor ainda acrescenta que para a construção de uma sociedade mais justa, além da participação e o compromisso ético e moral das pessoas. É preciso praticar o exercício do diálogo entre iguais (a igualdade de gêneros) e pela escuta e valorização sincera daquelas características consideradas eminentemente femininas, como o cuidado e a cooperação. "É preciso que façamos a nossa parte - alimentando a indignação contra as injustiças; lutando pela ampliação de políticas que se fazem não para as mulheres, mas com as mulheres. Em nosso caso a partir da ação e da relação calcada no respeito, na compreensão e na colaboração entre homens e mulheres que são auditores fiscais, articulando ética e política como forma privilegiada de exercício da cidadania", avalia.

Segundo Valdebaln Siqueira o III Encontro de Gêneros representa uma oportunidade de integração da Fenafisco e do Sindifern com a sociedade na busca pela sensibilização, conscientização e superação de problemas que ferem frontalmente a dignidade humana na vida das mulheres, de um modo geral, e principalmente, daquelas que nos são mais próximas. "Não sejamos ingênuos: a consciência feminina aflorou não como o resultado da generosidade de alguns homens lúcidos e éticos, mas depois das inúmeras lutas das mulheres ao longo da história, especialmente nos dois últimos séculos. É necessário, porém, uma vigilância permanente de mulheres e homens, a fim de que a dominação de uns em relação a outros seja culturalmente desestimulada", finaliza.

As inscrições para o evento já podem ser realizadas através do link: http://www.fenafisco.org.br/EventoInscricao.aspx?IDEvento=211 

BIOGRAFIA

Valdeblan Siqueira é auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco desde o ano de 1989. Doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Madri, na Espanha. Coordenou a construção do Código de Ética do Servidor da Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Em 2006, publicou pela Sefaz-PE o livro Ética e Administração Tributária e, em 2012, publicou pela Editora da UFPE o livro, Eticidade – o olhar vagabundo de um cobrador de impostos. Foi professor de ética profissional da Faculdade dos Guararapes de 2003 a 2012. Atualmente exerce suas atividades na Comissão Técnica Permanente do ICMS-PE e ministra palestras sobre temas relacionados com a ética aplicada ao serviço público.

 

Logo Maxmeio