Notícias


19 de março de 2013

"REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ", DEFENDE SINDIFISCO EM O GLOBO

Em artigo publicado na edição de sábado (16/3) do jornal O Globo, o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, chama a atenção para a necessidade urgente da reforma tributária. No texto intitulado “Reforma Tributária Já”, o sindicalista destaca a defasagem da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física como um dos efeitos de um sistema tributário regressivo. E critica a alta carga tributária no que se refere à aquisição de bens e ao consumo.

"Este é um dos efeitos de um sistema tributário regressivo, que pune o assalariado - principalmente o de menor poder aquisitivo. A tabela do IRPF vem sendo corrigida, ao longo de quase duas décadas, abaixo da inflação oficial. Não se trata de decisão de Governo, e sim de Estado", afirma Delarue.

O presidente do Sindifisco lembra que vários estudos apontam sinais de esgotamento do consumo como mola propulsora da economia e que isso explica o porquê de as desonerações setoriais, criadas para estimular a produção em alguns setores, não apresentarem o efeito esperado em 2012."Esse resíduo do ano passado projeta um 2013 somente razoável, já que as alterações estruturais vêm sendo adiadas. Dentre elas, as relacionadas à arrecadação", sustenta.

"Enquanto o Estado trabalhar com uma carga desequilibrada, jamais diminuirá nas costas do contribuinte o peso do sistema de arrecadação", ressalta Delarue no fechamento do artigo.

Fonte: Sindifisco Nacional

Logo Maxmeio