Notícias


12 de março de 2013

PLANO DE GOVERNO É DIFERENCIAL NA ARRECADAÇÃO POTIGUAR

O Rio Grande do Norte teve um crescimento significativo em sua arrecadação na última década, em especial nos últimos dois anos. À frente da Secretaria de Estado da Tributação (SET), o secretário José Airton, destaca o "esforço concentrado" dos servidores e as boas práticas do contribuinte como propulsores deste aumento.

Em entrevista a Estados & Municípios, José Airton ressalta que o plano de gestão do governo Rosalba Ciarlini é um grande diferencial na arrecadação do Rio Grande do Norte e garante que o estado continuará desenvolvendo ferramentas de fiscalização e controle das metas fiscais.

 

Como o senhor avalia o aumento de arrecadação do RN nesses últimos dois anos?

O aumento da arrecadação do Rio Grande do Norte é um consectário do esforço concentrado dos servidores da Secretaria de Tributação, em harmonia com as boas práticas dos contribuintes do nosso estado. Isso porque, enquanto nos especializamos, desenvolvemos ferramentas de controle de massa dos dados fiscais, através de cruzamentos das informações e documentos fiscais, além da otimização dos procedimentos de arrecadação e lançamento do imposto. Em outra vertente estão os contribuintes que têm respondido aos controles, buscando a regularização das pendências apontadas pelos nossos procedimentos eletrônicos de controle e fiscalização.

 

De que forma o governo planeja aumentar ainda mais essa arrecadação?

O aumento da arrecadação é decorrente de um conjunto de altos governos, estratégias de fiscalização para cumprimento das metas, imposto como forma de viabilizar o papel do estado. Neste ponto temos avançado muito, mas temos ainda uma longa estrada a percorrer. Dentro deste planejamento estratégico do fisco, destaca-se o aumento dos cruzamentos de dados, a virtualização dos postos fiscais, o fortalecimento das ações de trânsito e itinerância fiscal, assim como a parceria com os outros órgãos de controle, como o Ministério Público, a Delegacia Especializada em Investigação e Crimes contra a Ordem Tributária, a Procuradoria Geral do Estado, o Procon e a Junta Comercial, para que, todos juntos, possamos de forma coordenada e organizada, combater os desvios da arrecadação.

 

Quais os diferenciais do RN que contribuem para o aumento da arrecadação?

O primeiro grande diferencial é o plano de gestão deste governo, que projetou a Secretaria de Tributação como órgão essencialmente técnico e focado em seu mister. Ou seja, focado na implantação de um plano de incremento da arrecadação e instalação da justiça fiscal, através do tratamento impessoal e objetos das questões tributárias.

Esta decisão do governo possibilitou o desenvolvimento de um rol de ações que superaram o resultado imposto como meta de arrecadação deste último biênio.

Fonte: assessoria de imprensa SET-RN

 

Logo Maxmeio