Notícias


04 de fevereiro de 2013

INFLAÇÃO BATE INVESTIMENTOS EM JANEIRO

A expressão "juro real negativo" vai dar o que falar em 2013. Pelo menos é o que mostram os resultados dos investimentos no início do ano. Conforme levantamento do Valor Data, todas as modalidades de aplicações vão perder da inflação medida pelo IPCA, que, segundo estimativa do boletim Focus, do Banco Central, será de 0,85% em janeiro.

Até mesmo as "small caps"- ações de companhias de menor porte e liquidez -, que tiveram um 2012 glorioso, com ganhos médios de 20,56%, registraram, em janeiro, um retorno real negativo de 0,51%. Isso porque o ganho nominal médio de 0,33% no mês perde feio para o IPCA do período.

Se as small caps sofreram, os fundos de ações em geral foram ainda pior. A categoria Ibovespa Ativo teve uma perda média de 0,61%, até o dia 28 de janeiro, que se transforma em uma rentabilidade negativa de 1,45%, se for considerada a inflação. A modalidade Ações Livre registrou um ganho médio mínimo de 0,07% no mesmo período. Descontado o IPCA, o retorno cai para -0,77%. As carteiras refletem o desempenho negativo do Índice Bovespa (Ibovespa) que registrou queda acumulada de 1,95% no mês.

Outro campeão do ano passado, o ouro, apresentou a segunda maior perda nominal do início do ano, com 2,28% negativos. Ficou atrás apenas do dólar, que no segmento Comercial Mercado teve queda de 2,59% e na Ptax, de 2,70%. Os fundos cambiais seguiram a performance da moeda, mas mantiveram-se em situação um pouco menos desfavorável, com perda de 1,91% no período.

No setor de fundos, os segmentos com melhores desempenhos foram os das carteiras de renda fixa (0,72%) e dos fundos DI (0,61%), pelas estimativas da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Mesmo com esse resultado, o IPCA traz esses ganhos para o lado negativo: respectivamente, com perdas de 0,13% e 0,24%.

Bem longe dos retornos de janeiro de 2012, os Multimercados ainda conseguiram um ganho modesto. A categoria Multimercados Multiestratégia apresentou um rendimento médio de 0,12%, até o dia 28/01. A Multimercados Juros e Moedas teve rentabilidade nominal de 0,45%, no mesmo período, de acordo com a Anbima.

 

Fonte: Valor Econômico

Logo Maxmeio