Notícias


11 de julho de 2012

SINDIFERN PARTICIPA DE REUNIÃO DA COMISSÃO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

"Conquistar uma categoria mais participante nas esfera política do nosso Brasil para alcançar melhorias para carreira de auditor fiscal e para sociedade como um todo". É partindo deste ideal, que a Comissão de Participação Política da Fenafisco, está desenvolvendo grupos de interesse engajados em realizar trabalhos de sensibilização junto as bases.

E nessa segunda-feira, 09, os membros da comissão formada por representantes dos SINDIFERN, SINAFRESP-SP, SINDIFISCO-PE, SINTAF-CE, SINDIFISCO-PA, trataram sobre assuntos relativos à revisão dos passos da Comissão dados até hoje; avaliação do material disponibilizado; levantamento dos candidatos que defendam os interesses do fisco em cada estado e a apresentação na Plenafisco, dia 15 de agosto, às 14h, do projeto "Bom para o fisco e melhor para o Brasil".

De acordo com a avaliação da presidente do SINDIFERN, Marleide Macêdo, o trabalho desenvolvido pela Comissão é positivo, pois partiu da rejeição total para a aceitação da atuação da Comissão, além da participação das bases no processo eleitoral. A presidente também mencionou que no Rio Grande do Norte, a participação de membros do fisco na política é satisfatória, inclusive com auditores candidatos ao cargo de prefeito e vereador. Também há Estados em situação semelhante, com membros do fisco se engajando na política, são eles: São Paulo, Ceará e Tocatins. Mas por enquanto, a maioria desenvolve ações de estímulo a participação política do fisco e firmam parcerias com outras lideranças.

Diversas sugestões foram expostas na reunião, como a do colega Jomar Mendes que propôs realizar a "Terça Sindical", no intuito de chamar Parlamentares para palestras sobre o Sindicalismo. O auditor tentará implantar o projeto no DF. Outras propostas foram realizadas, como o convênio com a Receita Federal para encampar a Educação Fiscal; manutenção da cartilha e posterior divulgação midiática; além da participação política no congresso, que será realizada com a categoria com a elaboração de um painel próprio para tratar sobre a participação política do fisco.

A próxima reunião foi agendada para o dia 14 de agosto, em que irá tratar sobre os seguintes assuntos da pauta:
- 10% PIB educação;
- riqueza do pre-sal (Fenafisco);
- carga tributaria e desenvolvimento;
- financiamento público de campanha;
- participação nos debates das Conferencias Nacionais;
- combate à corrupção;
- políticas publicas redistributivas;- orçamento público participativo e democracia participativa.

Logo Maxmeio