05 de abril de 2012

FENAFISCO E SINDICATOS MOBILIZADOS PELA APROVAÇÃO DA PEC 89/2007

Com o propósito de eliminar a discriminação contida na existência de tetos salariais distintos, tanto entre os servidores estaduais, municipais e federais, quanto entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) está em tramitação na Câmara dos Deputados a PEC 89/2007 que busca restabelecer o teto único salarial para todos os servidores públicos.

Após intenso trabalho pela aprovação da PEC 89/2007 em todas as comissões pelas quais o projeto passou em sua tramitação na Câmara, os esforços da FENAFISCO estão voltados, agora, para que a proposição seja incluída na Ordem do Dia e votada em Plenário.

DIRIGENTES VISITAM PARLAMENTARES DOS SEUS ESTADOS

Na terça e quarta-feira dessa semana, 3 e 4, o Diretor para Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais da FENAFISCO, Rogério Macanhão, o Vice-Presidente do SINDIFISCO-AP, Domingos João Salomão Neto , o Secretário Regional do SIPROTAF/MT, Teobaldo Córdoba da Silva, o Diretor de Aposentados e Pensionistas do SINDIFISCAL-TO, Eudival Coelho Barros, o Diretor de Relações Parlamentares do SINDIFERN-RN, José Vieira de Figueiredo e o Vice-Presidente Administrativo e Financeiro do SINFRERJ-RJ, Octacilio de Albuquerque Netto, realizaram uma mobilização no Congresso Nacional com o objetivo de sensibilizar os deputados para a importância da PEC 89/2007.

A aprovação desse projeto promove uma situação de equivalência entre os poderes da União. A equipe, que foi dividida em dois grupos, que visitaram os gabinetes de todos os deputados oriundos dos cinco estados participantes da mobilização, em ação de sensibilização e distribuição de folderes alusivos ao projeto. Os dirigentes do Fisco conseguiram, ainda, conversar com os deputados Edson Santos (PT/RJ), Jair Bolsonaro (PP/RJ), Marcelo Matos (PDT/RJ), Paulo Feijó (PR/RJ), Júnior Coimbra (PMDB/TO), Laurez Moreira (PSB/TO), Rogério Marinho (PSDB/RN), Eliene Lima (PSD/MT), Nilson Leitão (PSDB/MT) e Cabo Juliano Rabelo (PSB/MT). Na liderança do PMDB, a equipe esteve com Francisco Junqueira Bruzzi, Chefe de Gabinete do Líder Henrique Eduardo Alves (RN).

"Estivemos nos gabinetes dos deputados solicitando apoio para inclusão da PEC 89/2007 na pauta de votação. Pedimos a cada parlamentar que, além de fazer um requerimento para a entrada da PEC 89 na Ordem do Dia, conversse com sua liderança partidária, também no sentido de votar a proposta do teto único.A FENAFISCO vai intensificar os contatos com as lideranças. Mais uma vez, reitero a importância dos trinta sindicatos filiados à Federação também fortalecerem o trabalho de articulação nas bases", destacou Macanhão. Esse trabalho com a PEC 89/2007 veio em um momento ideal, pois no Rio Grande do Norte estamos com um projeto para estabelecer o teto único para os servidores do estado.

"A PEC 89 vai oxigenar o debate no legislativo estadual. Os deputados do RN vão ver que o tema já bastante adiantado a nível nacional. Essa semana nosso trabalho teve como enfoque a PEC 89/2007, mas em diversos gabinetes também tratamos de outras matérias, como a PEC 555/2006. Entendo que esse trabalho deve ser feito oficialmente em Brasília, mas em nossas bases, devemos trabalhar o contato com os parlamentares de forma ociosa. As redes sociais também são importantes ferramentas de mobilização. No SINDIFERN/RN já fazemos uso desse tipo de estratégia e tem se mostrado bastante produtiva. A FENAFISCO, na pessoa do Diretor Parlamentar, está realizando um excelente trabalho no Congresso nacional", ressaltou o Diretor de Relações Parlamentares do SINDIFERN-RN, José Vieira de Figueiredo.

www.fenafisco.org.br