05 de março de 2012

SINDIFERN PRESTIGIA EVENTO DE ASSESSORES DE COMUNICAÇÃO EM BRASÍLIA

Muito além das lutas sindicais, o Sindifern também se preocupa em formar um conceito positivo da entidade sindical diante da sociedade e seu corpo de filiados. Para isso, os diretores Edilson Bezerra Júnior, Pedro Lopes e as assessoras de imprensa Talita Castanha e Anna Karinna Castro participaram no período de 28 de fevereiro a 1º de março, do I Workshop de Comunicação e II Encontro das Assessorias de Imprensa dos Fiscos Estaduais e Distrital, no Brasília Imperial Hotel, em Brasília-DF.

No decorrer dos três dias de evento, os representantes do Sindifern, que representaram a maior delegação sindical, trocaram ideias com outros assessores e diretores de comunicação de outros 28 sindicatos filiados de todo o país, além de ter obtido conhecimentos diversos sobre conceitos e técnicas de comunicação através de painéis ministrados por renomados palestrantes.

O evento tratou de assuntos como a Comunicação e Sindicalismo; As novas tecnologias como instrumentos de comunicação; Oficina Media Training; o painel sobre A importância da assessoria de Comunicação para a formação do conceito nas organizações sindicais - uma análise de assessorias do Fisco, dentre outros.

Diante de todas as apresentações realizadas foi constatada a importância do papel do assessor de comunicação na colaboração de um conceito positivo das organizações sindicais, como intermediador na divulgação das ações jurídicas; na elaboração de linguagens características do movimento sindical; na inclusão da entidade em tecnologias digitais, que visa a aumentar sua representatividade; além de treinamentos específicos, como o media training, que repassa técnicas para os dirigentes se comportarem adequadamente frente às mídias.

Apresentações

Na ocasião, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer a experiência do Sindifisco do Pará que, desde 2009, possui sua própria assessoria de imprensa e através deste novo setor, a entidade sindical conseguiu através de idéias e produções de campanhas, a aprovação da Lei Orgânica do Fisco no Pará em menos de dois anos. O Sindicato também mostrou o investimento que realiza em campanhas, peças publicitárias, patrocínio em blogs, programas em rádios, vídeos e outros materiais de divulgação.

Outro interessante episódio foi apresentado pelo Diretor de Comunicação Social do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União), Mário Hudson de Figueiredo, que conseguiu em pouco mais de um ano, desenvolver para a entidade uma mídia própria, que começou através de um canal no youtube, que em seguida possibilitou a criação da TV Lergis em canal fechado. A iniciativa do programa para a TV e para a Web tomou proporções grandiosas, que em breve a RedeTV transmitirá o programa sindical.

Para o diretor de comunicação e sócio-cultural, Edilson Bezerra Júnior, um evento como este demonstra a preocupação que a Fenafisco e os Sindicatos filiados têm com a profissionalização dos setores de comunicação. "Esses encontros promovem a valorização técnica, além de possibilitar a reciclagem e troca de saberes entre as assessorias e diretorias de comunicação de cada entidade filiada ao fisco. A iniciativa foi uma ótima oportunidade para cada entidade sindical do fisco aprimorar sua rede de comunicação", afirma.

Confira na galeria do Sindifern as imagens dos três dias do evento.