Notícias


08 de dezembro de 2011

DESEMBARGADOR LANÇA LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DO TRT-RN

No livro "Construí os alicerces, ergui a estrutura; não pude fazer a cumeeira", que será lançado hoje às 18h, o Desembargador José Vasconcelos da Rocha apresenta para o Rio Grande do Norte uma visão especial sobre a história da criação e instalação do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte. A obra descreve com depoimentos e números os fatos que marcaram a ascensão do Tribunal da Justiça do Trabalho no RN.

"A ideia do livro surgiu através da minha nomeação para Juiz Tribunal de Justiça do Trabalho e também pela nomeação para o primeiro Presidente do Tribunal. Depois disso, toda uma história foi construída até atingir a consolidação do Tribunal do Trabalho que à época era a grande necessidade do Estado", destacou José Rocha.

O Rio Grande do Norte não tinha sede do Tribunal do Trabalho. Antes todos os desembargadores eram jurisdicionados primeiramente pelo Estado de Pernambuco e em seguida também pelo Estado da Paraíba. De acordo com o Desembargador todas as ações do RN dependiam desses dois estados. "Com o advento da Constituição de 1988 outros tribunais foram criados, consequentemente o RN foi contemplado com a criação de um Tribunal", relembrou.

Durante o ofício de Desembargador Federal do Trabalho junto ao Tribunal do Trabalho da 21ª Região, José Rocha descreve que o grande desafio foi poder instalar o tribunal, mesmo sem possuir espaço físico. O segundo desafio foi a ausência de orçamento próprio, enfrentado pelo tribunal. A solução veio apenas depois de empréstimo feito com o Tribunal Superior do Trabalho. A nomeação, consolidada em novembro de 1991, pôde ser colocada em prática com as devidas instalações somente seis meses depois. "A minha luta foi intensa para resolver tudo isso, enfrentando principalmente as questões políticas da época", explicou.

Sobre a obra José Rocha aproveitou para trabalhar na composição após os longos anos dedicados à Justiça do Trabalho. Com a aposentadoria que veio em 2005, veio também a vontade de dividir toda a a experiência conquistada ao longos dos anos. "Trabalhei no livro de 2005 até 2007 e esse é o melhor momento para lançar ao público.

Sobre o título da obra "Construí os alicerces, ergui a estrutura; não pude fazer a cumeeira", o Desembargador faz um ponte com o verso típico da expressão da cultura nordestina com exemplos da vida real. "Eu fiz isso aqui e deixei essa parte pronta, os outros que me sucederam concluíram a obra. É como se um trabalhador comum fizesse seu trabalho dignamente e fosse substituído subitamente por outro profissional", explicou destacando o mandato de dois anos, sendo substituído em 1984.

Para que um processo seja solucionado hoje na Justiça do Trabalho, são necessários seis meses. Para o Desembargador esse tempo é bem inferior ao tempo de antigamente. "Hoje o julgamento é bem mais justo. Quem precisa da Justiça do Trabalho é como quem precisa de atendimento para a saúde . A informatização é a grande responsável por essas vantagens, antigamente tudo era à base da máquina de escrever", comparou.

Amante de leitura, José Rocha é fã assumido da literatura potiguar. Destaca autores como Cristiano Duarte, Vicente Cerejo, Diógenes da Cunha Lima e Valério Mesquita, atual presidente do Tribunal de Contas. Esses autores são indispensáveis para a leitura. Questionado sobre a possibilidade de criar outras obras José Rocha, descontraído sorriu: "Esse aqui contém fatos da minha vida, minha história e não me anima muito a ideia de produzir outra obra. Não dizem que para o homem realizar-se entre outras coisas deve escrever um livro e plantar uma árvore. Pronto. Agora só irei plantar a árvore", confessou.

O Desembargador aposentado voltou a trabalhar em seu escritório de advocacia localizado na Avenida Lima e Silva, 1456 - Lagoa Nova. Local onde será realizado o lançamento do livro. Sobre a comemoração José Rocha espera que na recepção estejam familiares, amigos, juízes e Desembargadores.

Lançamento: Livro de José Rocha

Desembargador José Rocha, paraibano radicado em Natal. É Casado e tem três filhos. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Alagoas em 1963. Entre outros cargos, foi vice-prefeito de Goianinha (1958-1959), Deputado Estadual (1959-1967) e assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Estado entre 13 de janeiro de 1961.

Serviço:

Lançamento do Livro

"Construí os alicerces, ergui a estrutura; não pude fazer a cumeeira"

Autor:

Desembargador José Rocha

380 páginas

Data: Hoje 08 de dezembro

Horário: A partir de 18h

Local: Escritório de Advocacia Rocha

Avenida Lima e Silva, 1456 - Lagoa Nova

Logo Maxmeio