Notícias


18 de janeiro de 2024

Lira pode jogar decisão sobre desoneração da folha para fevereiro, dizem fontes

 

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve jogar para fevereiro qualquer definição sobre a medida provisória que reonera a folha de pagamentos, colocando em banho-maria os planos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de fechar um acordo em torno do tema. Lira, segundo interlocutores ouvidos pela CNN, ficou incomodado com o tratamento dado pelo governo à Câmara e, ao menos até segunda ordem, não pretende tomar decisão alguma antes do fim do recesso.

Lira, que está em recesso em Alagoas, decidiu retornar a Brasília para se reunir pessoalmente com Haddad, informou mais cedo a âncora da CNN Tainá Falcão.

A decisão vem após o parlamentar saber pela imprensa dos planos do ministro da Fazenda de procurá-lo para uma conversa, informação veiculada originalmente pela Coluna do Estadão e confirmada pela CNN.

O presidente da Câmara, entretanto, chegará para o encontro contrariado. Nos bastidores, Lira já vinha acumulando descontentamentos, tanto em relação ao veto do presidente Lula à desoneração da folha quanto ao envio da medida provisória revertendo a decisão do Congresso.

No momento, ele tem indicado que não dará seguimento às conversas de um acordo sem antes ouvir o colégio de líderes da Casa.

Haddad se reuniu na segunda-feira com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quando foram amarrados os termos preliminares de um acerto pelo qual o governo retiraria a MP que reonera a folha e a substituiria por um projeto de lei.

Na manhã de terça-feira (16), Haddad já havia alertado auxiliares que submeteria o assunto ao presidente Lula e também entraria em contato com Lira.

Nos bastidores, líderes petistas reagiram dizendo que o presidente da Câmara estaria “enciumado” por conta do espaço dado a Pacheco nas negociações e estaria empenhado em afagar a base bolsonarista no Congresso.

“Desde o 8 de janeiro ele já mostrou de que lado está”, disse à CNN um petista próximo ao presidente Lula, em referência ao fato de Lira ter se ausentado no evento organizado pelo governo em alusão aos ataques golpistas ocorridos no ano passado.

 

Fonte: CNN Brasil

Logo Maxmeio