05 de junho de 2023

Governo do RN inaugura novas estruturas do Núcleo de Fiscalizações em Caraú

O Governo do Estado realizou a entrega das novas estruturas do Núcleo Integrado de Fiscalização e Fronteira de Caraú, situado em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. Com um investimento total de cerca de R$ 16,2 milhões, esse projeto abrange tanto a construção das instalações físicas quanto a aquisição de equipamentos de ponta. Essas melhorias proporcionam ao NIFF Caraú recursos tecnológicos avançados, essenciais para uma fiscalização eficiente e indispensável no combate a irregularidades fiscais, além de criar um ambiente favorável ao crescimento do setor produtivo no estado.

A fiscalização na fronteira de Caraú será realizada de forma automatizada, inovando em relação aos antigos postos fiscais. Uma plataforma será utilizada para confrontar informações como o peso dos veículos, documentos fiscais apresentados e registros em base de dados, assegurando maior precisão em todas as ações realizadas.

Em seus primeiros dias de operação, a fiscalização já conseguiu evitar sonegação fiscal no valor aproximado de R$ 700 mil. Esse resultado é extremamente significativo, permitindo que os contribuintes e casos suspeitos de sonegação fiscal sejam encaminhados para a inspeção de cargas e auditoria geral. Essas atividades são conduzidas pelos auditores fiscais do estado do Rio Grande do Norte, com o apoio dos servidores lotados na Secretaria de Tributação.

O NIFF é responsável por integrar os serviços prestados pela Secretaria Estadual de Tributação (SET), pela Polícia Militar (PMRN) e pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN). Essa união fortalece a atuação conjunta dessas entidades, aumentando a eficiência das atividades desenvolvidas e promovendo uma fiscalização mais abrangente e eficaz na região.

“O Governo investiu em obras e aquisição de equipamentos e, como o nome diz, o posto integrará serviços da Secretaria Estadual de Tributação (SET), da Polícia Militar (PMRN) e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), melhorando as condições de trabalho dos nossos auditores e demais servidores. Isso vai gerar, sem dúvidas,  resultados mais positivos no combate à sonegação de impostos e no aumento da arrecadação do Estado”, destaca o presidente do SINDIFERN, Márcio Medeiros.