20 de setembro de 2019

Auditores fiscais federais, estaduais e municipais debatem reformas no Conefisco

Auditores fiscais das três esferas federal, estadual e municipal participaram da abertura do 12º Congresso Estadual do Fisco do Rio Grande do Norte - CONEFISCO, na noite desta quinta-feira (19), no hotel Holiday Inn em Natal-RN.

O evento, realizado a cada dois anos, pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte – SINDIFERN; traz neste ano a temática: o “Impacto das reformas no serviço público brasileiro”, com o objetivo de debater e discutir o futuro dos servidores públicos mediante as propostas de reformas previdenciária e tributária em nosso País.

Na abertura do evento, o presidente do SINDIFERN Roberto Fontes, destacou a importância da escolha do tema diante das profundas mudanças propostas pelas reformas previdenciária e tributária. “Essa temática é o mote do nosso congresso, bem como as novas modalidades e tecnologias na auditoria fiscal e contábil. Ouviremos todas as correntes de pensamentos em torno das propostas do ponto de vista técnico e político”, destacou.

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), representada pelo presidente Charles Alcântara, ressaltou o trabalho que há dois anos vem construindo com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) – a Reforma Tributária Solidária (RTS). “Nossa proposta vai além da lógica da simplificação dos tributos, queremos criar um novo sistema tributário mais justo e progressivo, que cobre mais tributos dos que podem pagar mais”.

Carlos Eduardo Xavier, secretário de tributação, externou sobre a importância do evento. “É de extrema relevância aprofundar os debates em torno de temáticas tão dominantes no atual cenário político e econômico do Brasil, e esta edição do CONEFISCO será a oportunidade de formar opiniões e esclarecer dúvidas sobre duas propostas fundamentais para o futuro do nosso estado e país”.

Também participaram da mesa de abertura: o presidente da Asfarn José Ribamar Pinto Damasceno, presidente do SINFAM José Anchieta Xavier, presidente do Sindifisco Nacional Henrique Freitas , Tarcisío Cabral representante da Anfip, vice-governador Antenor Roberto e o deputado Francisco do PT.

Evento segue nesta sexta-feira (20), com a seguinte programação: